20
ago 2019Você sabe como surgiu o Dia das Crianças?
Mas foi só em 1924 que o dia 12 de outubro foi oficializado no calendário como o Dia das Crianças, pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867. Além da homenagem, a data favoreceu o comércio.
Isso porque, anos depois, em 1960, a fabricante de brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas.
Tal atitude estimulou outras empresas, que decidiram criar a Semana da Criança, para aquecer o faturamento. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos escolheram um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto sobre o dia 12 de outubro.
A estratégia deu certo e desde então o Dia das Crianças é comemorado com presentes, alavancando as vendas do setor infantil.
Em outros países
Em alguns países, o Dia das Crianças é comemorado em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, acontece no dia 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, o dia escolhido foi 1º de junho e, na China e no Japão, 5 de maio.
Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o Dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece a data como o Dia Universal das Crianças.
Nesse dia, também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.