Notícias

Vitória Stone Fair impulsiona negócios e exportação de rochas ornamentais

25

jun 2015

Vitória Stone Fair impulsiona negócios e exportação de rochas ornamentais

Em comparação com o ano passado, analisando o primeiro trimestre de 2015, as exportações para os Estados Unidos, principal importador do Brasil, cresceram 8,38% em volume e 5,83% em dólar. A Itália também aumentou a compra de rochas do Brasil.

Para a Vitória Stone Fair | Marmomacc Latin America de 2016, além das ações já realizadas nos países predominantemente importadores, está sendo feito um trabalho junto a empresas da América Latina e América Central. “Nosso objetivo é ampliar significativamente as comitivas de compradores e exportadores do exterior”, explica Cecília Milaneze, diretora da Milanez & Milaneze, empresa promotora do evento.

Além de iniciativas como o projeto “Buyers Club”, incentivando a vinda de compradores de países como Estados Unidos, Espanha, Polônia, Colômbia e México, a Vitória Stone Fair terá Rodadas de Negócios e um Programa técnico, no Projeto “Design & Rochas”, criado especialmente para arquitetos, designers e especificadores do Brasil e do exterior, mostrando a aplicabilidade de diferentes materiais na arquitetura, além de visita à industrias do setor e visita às pedreiras de rochas.

O setor

A produção nacional de rochas é de 90 milhões de metros quadrados por ano, com tecnologia avançada que chama a atenção de especialistas mundiais do setor. São 1.500 frentes de extração, um número considerado insignificante face às reservas nacionais.

O setor representa pouco mais de 0,5% do total das exportações brasileiras, mas sua contribuição à balança comercial do País é significativa: mais de US$ 1 bilhão. O Espírito Santo é o maior estado produtor de pedras brutas e processadas, com 70% da capacidade nacional instalada. Há produção em todos os 78 municípios, respondendo por 8% do PIB e gerando 30 mil empregos diretos de mão de obra qualificada.

O maior comprador das chapas de granitos vendidas pelas empresas brasileiras são os Estados Unidos, que respondem por mais de 80% dos negócios, seguido por Canadá (4%) e México (2,7%). Já a China se destaca na compra de blocos, com uma participação de quase 55%, seguida pela Itália (20%) e Taiwan (10%).

A geo-diversidade de pedras e cores, como quartzitos, mármores, ardósias, granitos exóticos e pedras translúcidas, produzidas no Brasil é outro fator de destaque. Granitos verdes praticamente só existem no Brasil.

A Vitória Stone Fair | Marmomacc Latin América é uma promoção do Sindirochas e Cetemag, realização da Milanez & Milaneze, em parceria com o Grupo Verona Fiere. Conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, Sistema Findes, CNI, Sebrae, Abirochas, Centrorochas, CBIC, Sinduscon, CAU/ES, MIA.

 

Serviço:

VITORIA STONE FAIR | MARMOMACC LATIN AMERICA 2016
41ª Feira Internacional do Mármore e Granito.

Data:   de 16 a 19 de fevereiro de 2016.
Horário:  13h às 20h (acesso até as 19h).
Local:   Carapina Centro de Eventos – Vitória, Espírito Santo.

Área total: 32.000 m², 18.000 m² de área climatizada.
Número de Expositores estimado: 400 nacionais, 120 internacionais.
Número de visitantes previsto:  25 mil nacionais, 2.500 estrangeiros.

Empresa realizadora:  MILANEZ & MILANEZE S/A
Telefone: 55 (27) 3434-0600 / (27) 3434-0604
E-mail: info@vitoriastonefair.com.br
www.milanezmilaneze.com.br / www.vitoriastonefair.com.br

 

Comentários