7
mar 2018Veja como escolher a equipe ideal para sua loja de biocosméticos
Considerados um dos povos mais vaidosos do mundo, os brasileiros são um prato cheio para quem sonha em abrir um comércio voltado à higiene pessoal e perfumaria. Somando-se esse dado à clara e crescente propensão dos clientes à escolha de biocosméticos (naturais e orgânicos) que o país vem registrando, investir em um negócio próprio para a venda deste tipo de produto pode ser uma iniciativa promissora aos novos empreendedores.
De acordo com estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 5 milhões de oportunidades de trabalho estão diretamente associadas à cadeia produtiva de higiene e produtos pessoais, o que representa 1,7% do PIB.
Mas, será que diante de tanta demanda e tamanha oferta de profissionais interessados em se juntar ao mercado, contratar o time ideal de funcionários para sua nova loja de biocosméticos é algo simples?
A primeira dica para quem busca montar sua equipe é focar em pessoas que se identifiquem com o ideal dos produtos. Definido isso, deve-se pesquisar a qualificação dos profissionais.
Em relação à quantidade de trabalhadores, o que vai determinar isso é o porte do empreendimento. Se a loja de biocosméticos for pequena, pode-se começar com quatro empregados, sendo dois vendedores, um caixa e um esteticista, que vá tirar dúvidas dos clientes a respeito da composição e uso dos produtos.
Na hora de tocar o processo de seleção, é importante buscar vendedores que demonstrem facilidade para identificar as necessidades dos consumidores, boa comunicação, empatia, saber ouvir e ter comprometimento. Conhecimentos básicos sobre cálculos e controles financeiros são habilidades fundamentais ao caixa, enquanto um curso técnico é desejável à pessoa que vai exercer a função de esteticista.