25
dez 2016Terrários são nova tendência na decoração de ambientes
Os terrários são jardins em miniatura plantados em vasos de vidro ou cerâmica e contêm pedras, carvão, terra, plantas e outros elementos que contribuem para o cultivo e decoração.
Para quem não tem tempo e dispõe de pouco espaço para as plantas, os terrários são práticos por não precisarem de grande manutenção, crescerem em local que não recebe sol e quase não precisarem de água. Neles, é possível cultivar muitos tipos de plantas, desde que tenham a mesma necessidade hídrica. As mais comuns são os cactos e suculentas.
Confira como fazer para construir lindos e delicados arranjos de suculenta:
1) Escolha um recipiente. Geralmente são usados vasos furados (cimento, cerâmica ou plástico) para locais externos, e aquários de vidro em locais internos.
2) A montagem do terrário é a mesma que o plantio de um vaso comum. Faça uma camada de pedrinhas ou cascalho, em seguida adicione uma camada de areia.
3) Para absorção do excesso de umidade, é indicada também uma camada de carvão vegetal. Sobre a base de drenagem, coloque a terra vegetal adubada.
4) Em seguida, plante as mudas cuidadosamente, cavando buracos com os dedos e acomodando as raízes sob a terra. Após o plantio, deve-se apertar ao redor das mudas para que elas fiquem firmes.
5) Para deixar a composição mais harmoniosa, coloque a planta mais alta no centro do vidro e as menores ao redor. Pedras, seixos, biobric, esfagno, musgo e pequenos pedaços de madeira deixam o terrário mais decorativo.
6) Vale lembrar que suculentas não gostam do excesso de águas pois melam. Então, deve-se molhar o vaso apenas quando o substrato estiver seco.