31
jan 2018Sucessão familiar exige treino de gestão e conhecimento
Algo comum em estabelecimentos comerciais, especialmente naquelas lojas de bairro, que se mantêm por gerações e gerações, a sucessão familiar precisa de um empurrãozinho maior do que apenas o treino de gestão dos novos gerentes.
A preparação do sucessor, de acordo com os especialistas do ramo, se baseia em quatro pilares fundamentais, que podem significar a diferença entre um comércio bem-sucedido alavancado ou a queda na qualidade do serviço oferecido.
Em primeiro lugar, é importante que o novo gestor conheça profundamente o funcionamento da empresa e seu histórico, que a levou até onde se encontra atualmente. É esta base que vai dar a força necessária para enfrentar os momentos de dificuldade que todo comércio tem de encarar – paciência, sacrifício e perseverança (o segundo pilar) ajudam a superar os problemas.
Manter a palavra é outro sólido ponto de apoio, que vai garantir que o bom relacionamento com funcionários, fornecedores e clientes tenha continuidade. Por fim, o carisma e a liderança são pilares a ser conquistados com o tempo, até que o novo proprietário da loja seja respeitado pela pessoa que é, e não porque é filho do antigo dono.