Notícias

Setor coureiro-calçadista tem certificação de sustentabilidade

7

jan 2020

Setor coureiro-calçadista tem certificação de sustentabilidade

Entidades ligadas ao segmento coureiro-calçadista, lideradas pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), trazem  soluções para a certificação de sustentabilidade, mostradas no evento “Sustentabilidade: é hora de avançar”, no Centro Cultural de Campo Bom, RS.

O objetivo foi apresentar soluções para a certificação de sustentabilidade das empresas da cadeia coureiro-calçadista. O programa é baseado em indicadores de sustentabilidade que avaliam todo o processo produtivo das empresas, sendo que o cumprimento de 100% deles resulta na certificação Diamante, de 90% na Ouro, de 75% na Prata e de 50% na Bronze.

Foram apresentados cases como o da Bibi (Diamante), Cipatex (Ouro) e Azaléia (Ouro). A primeira conseguiu uma redução de 20% nos custos com energia por meio do uso de fontes renováveis e a redução considerável de resíduos gerados no processo industrial, entre outros. Já a Cipatex atingiu 100% dos resíduos industriais tratados, enviados para reciclagem ou para a destinação adequada, e a economia de 50% no uso de água.

A Azaleia, por sua vez, atingiu 10% na redução de efluentes, 15% de redução no uso de matérias-primas, 25% de redução na geração de resíduos e 95% de economia no uso de água tratada, por meio de tratamento interno. Indústrias de calçados que queiram aderir à certificação podem enviar e-mail para Abicalçados e as empresas de componentes podem enviar para a Assintecal.

A apresentação da certificação para curtumes foi realizada pelo gestor de Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Rogério Cunha. A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) avalia indicadores nos pilares ambiental, econômico e social, com auditorias externas realizadas pelo IFBG (Falcão Bauer) e Senai.

Seguindo a escala Diamante, Ouro, Prata e Bronze, no mesmo modelo do Origem Sustentável, o programa visa a melhoria de processos, do ambiente de trabalho, a aplicação dos conceitos de sustentabilidade em todas as áreas e os ganhos econômicos proporcionados. Atualmente, estão certificados na categoria Ouro o curtume Fuga Couros, Mats, Courovale e JBS Couros. Adesão à certificação pelo e-mail da CSCB.

Comentários