Notícias

Sapatos estarão entre os produtos comprados neste Natal

12

nov 2016

Sapatos estarão entre os produtos comprados neste Natal

Aproximadamente 107,6 milhões de consumidores brasileiros devem presentear alguém neste Natal, segundo uma estimativa baseada em pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais.
Em termos percentuais, 72,2% dos consumidores brasileiros pretendem comprar presentes para terceiros no Natal deste ano. Apenas 7,4% das pessoas consultadas disseram que não vão presentear ninguém, enquanto 20,4% ainda não se decidiram.
O SPC Brasil estima que o gasto total do brasileiro neste Natal será de R$ 465,59, tendo em vista que cada consumidor comprará, em média, quatro lembranças. Considerando apenas a aquisição de presentes, a movimentação de dinheiro na economia deve ser de R$ 50 bilhões.
Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, os dados demonstram que o Natal continua exercendo uma forte influência no estímulo ao consumo, superando outras datas comemorativas. “A tradição do Natal se impõe mesmo com as dificuldades da crise, como desemprego, juros e inflação alta. Apesar do cenário econômico, o Natal deverá movimentar grandes somas em diversos setores da economia”, explica Pinheiro.
Filhos são os mais agradados com presentes
De acordo com o estudo, as roupas permanecem na primeira posição do ranking de produtos que os consumidores pretendem comprar para presentear no Natal (60,1%). Brinquedos (41,6%), calçados (34,7%), perfumes e cosméticos (30,3%), acessórios como bolsas, cintos e bijuterias (20,7%), smartphones (17,6%) e livros (17,0%) completam a lista de produtos mais procurados para a data.
O levantamento indica ainda que não houve alterações em relação a 2015 nos primeiros lugares do ranking daqueles que serão presenteados neste Natal: assim como no ano passado, os filhos serão os mais agradados com presentes (57,0%).
Em seguida, os mais mencionados são maridos ou esposas (45,9%), mães (45,2%), irmãos (24,5%), sobrinhos (20,3%) e os namorados e noivos (19,0%). Os pais são apenas o sétimo colocado na lista de pessoas que vão receber presentes, lembrados por apenas 18,8% dos consumidores.

Comentários