27
dez 2019Saiba como escolher as flores ideais para cada ocasião
Em Belo Horizonte, algumas novidades estão para surgir! O Ceasa começará a ter um dia de flores, como já acontece no Ceasa de Campinas e Ceagesp de São Paulo. Infelizmente, não é por um bom motivo: depois do crime ambiental de Brumadinho, não é possível plantar insumos comestíveis na região, então o governo de Minas está no processo de estimular a plantação de matérias ornamentais.
Para quem não tem costume de comprar flores, sempre ficam algumas dúvidas sobre como escolher os melhores ramos ou como saber se a planta está nova. Mariana de Paula, dona da Uma Floricultura, é especialista no assunto e compartilha algumas dicas.
Ela explica: “para escolher flores depende muito da ocasião para a qual você irá usá-las. Se for para um evento, você quer que elas estejam no ápice da beleza no dia da festa. Então, nesse caso, já se deve comprar a flor bem desabrochada. Se for para presentear ou ter em casa, a primeira dica é olhar a ponta das hastes (tanto das flores quanto das folhagens)”.
E continua: “uma flor recém colhida tem a haste verdinha, não pode estar escura e nem mau cheiro. A segunda coisa é olhar as folhas que, quando estão novas, são bem verdes – quando a flor está amarelada, manchada e murcha já é mais uma dica que a flor está velha”.
Outro ponto importante é ir até a feira com alguma ideia em mente sobre o arranjo que você irá preparar e quais vasos irá usar, para não acabar comprando em excesso. Para não perder a mão, Mariana dá a dica: “Em geral, vendem flores avulsas ou só maço fechado.
No caso do maço fechado, não é necessário comprar muita variedade, ou então acabamos tendo perda. Com dois tipos de flores e uma folhagem você já consegue fazer um arranjo legal”.
Para fazer um arranjo bem moderno, no estilo desconstruído, ela conta a receita: “Gosto de falar que no arranjo ideal temos três tipos de flor: uma espigada (que são verticais), uma redonda e uma multidirecional (pétalas que vão em várias direções). Com esses três tipos de flor e uma folhagem você já tem um belo arranjo”.