Notícias

Rio de Janeiro é o novo alvo do setor de feiras e eventos corporativos

5

set 2016

Rio de Janeiro é o novo alvo do setor de feiras e eventos corporativos

O Grupo Radar de Comunicação sob o comando de Octavio Neto, em parceria com o Rio CVB, realizou pela primeira vez o Encontro do Setor de Feiras e Eventos Rio de Janeiro (ESFE-RJ).
“Irmão mais novo” da edição homônima que acontece em São Paulo há 11 anos, o ESFE-RJ reuniu no Royal Tulip São Conrado um público qualificado de 400 pessoas ligadas ao setor M.I.C.E. (sigla em inglês para Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições) e resultou em novas oportunidades de negócios para cidade carioca.
Entre os destaques está a carta de intenções – assinadas por entidades, pavilhões e promotores – para criação de um calendário de eventos para o Rio de Janeiro até 2020, dando seguimento no plano “Rio M.I.C.E. 2020”.
Além disso, foram levantadas algumas propostas para auxiliar na capitalização de novos negócios como: a isenção de 50% dos impostos de ISS, para ser revertido em investimentos em publicidade para a cidade; a ampliação de parcerias para ampliar os interesses das associações para todos os setores da economia; e maior apoio político e de recursos a nível federal e estadual para o turismo.
Esta foi a primeira vez que o Rio de Janeiro recebeu um evento com este perfil e que colocou lado a lado os líderes das principais promotoras de feiras de negócios do Brasil.
Para discutir o futuro da área de feiras, o ESFE-RJ reuniu importantes representantes do setor como: Abdala Jamil Abdala (Francal Feiras), Armando Arruda Pereira (UBRAFE), Carlos Aldan (Grupo Kronberg), Fatima Facuri (Open Brasil Eventos/ ABEOC-RJ), Fernando Horta (CCN – Convention Center Network), Jean-François Quentin (UBM Brazil), Juan Pablo de Vera (Reed Exhibitions), Marco Basso (Informa Group), Milena Palumbo (GL events), Romano Pansera (Promovisão), Varinia de Moraes Cantaux (Red Star Brasil), Victor Montenegro (IBP/Rio Oil & Gas), Paulo Protásio (ACRJ) e Michael Nagy (Rio CVB).
O painel, que teve Octavio Neto (CEO do Grupo Radar de Comunicação) como mediador, ressaltou as possibilidades e oportunidades da criação de novas feiras B2B e B2C focadas no perfil do mercado carioca. “As feiras, além de serem uma importante, se não a mais importante, ferramenta de promoção comercial para a indústria de qualquer país, é uma oportunidade para novos negócios e, consequentemente, a geração de empregos, aumento da renda local e movimentação da economia. Ou seja, um efeito colateral muito positivo”, afirma Neto.
E para falar sobre o mercado de M.I.C.E. o ESFE-RJ contou com a participação do presidente da Embratur – Vinicius Lummertz, do empresário Guilherme Paulus – considerado o maior incentivador desta atividade no país, além das principais associações e executivos de Live Marketing que deliberam e brigam pelo turismo no Brasil. Entre eles: Alexandre Sampaio (CNC – FBHA), André Marini (RioEventos), Celio Ashcar Jr. (AMPRO/AktuellMix), Celso Santi (Programasom), Edmar Bull (ABAV Nacional), Kito Mansano (Rock Comunicação), Magda Nassar (Braztoa), Marco Ferraz (CLIA-ABREMAR), Michael Nagy (Rio CVB), Nilo Sergio Felix (Secretaria de Turismo do Estado do RJ) e Toni Sando (UNEDESTINOS). Neste painel, o destaque foi a sugestão de Lummertz, para a criação de uma agência direcionada ao turismo, nos moldes da APEX-Brasil.
O ESFE-RJ também prestou homenagens a alguns profissionais e lideranças do setor público e privado do Rio de Janeiro. Entre eles: Eduardo Paes – Prefeitura do Rio de Janeiro; Sintia Gomes – Sheraton Grand Rio Hotel & Resort; Mario Carvalho – TAP; Alexandre Sampaio – CNC/FBHA; Michael Nagy – Rio Convention & Visitors Bureau; Fernando Horta – CCN – Convention Center Network; Washington Barros Jr. – BBC Chartering; Bernardo Medrado – Hill-Rom International; Fátima Facuri – OPEN BRASIL Eventos / ABEOC-RJ; Ricardo Amaral – Empresário; Roy Taylor – Mercado & Eventos e Milena Palumbo – Diretora Regional da GL Events.
Para um seleto grupo de convidados, o evento proporcionou a oportunidade de conhecer de perto o “Novo Rio de Janeiro”, que se reinventou e surgiu com a realização dos Jogos Olímpicos. Uma verdadeira transformação de norte a sul, com um novo parque hoteleiro, melhorias de mobilidade e de equipamentos para a realização de feiras e eventos.
Ciceroneados por Milena Palumbo e a equipe da GL events, o grupo conheceu o novo cinco estrelas da Barra da Tijuca, o Grand Mercure Rio de Janeiro Riocentro. Após o almoço, foi realizada uma visita aos pavilhões que compõem o maior centro de eventos da América Latina – do qual o empreendimento hoteleiro faz parte.
No roteiro estava o novíssimo Pavilhão 6, que abrigou a competição de Boxe, durante os Jogos Olímpicos. Fora do complexo, os executivos conheceram a Rio Arena – espaço multiuso gerido pela GL events, de padrão internacional e um dos preferidos dos grandes artistas nacionais e estrangeiros para shows e espetáculos – e o Parque Olímpico.
De noite, a celebração foi na inauguração do Windsor Conventions & Expo Center, segundo maior espaço para eventos no Rio de Janeiro. O empreendimento, localizado na Barra da Tijuca, possui uma área total de 12 mil m², 22 salões multiuso e capacidade para receber até sete mil pessoas. O centro de convenções faz parte do Complexo Barra que reúne ainda três hotéis da empresa.

Comentários