1
ago 2016Reduzir o custo na cozinha é essencial
Para diminuir os custos da cozinha, é necessário revisar processos, mudar procedimentos e, principalmente, criar novos hábitos para evitar o desperdício. Desse modo, melhores resultados virão a partir do momento em que a produção for analisada e adequada aos processos certos.
A seguir estão algumas dicas de como reduzir o custo na cozinha:
• Negocie com fornecedores – é fundamental negociar preços e prazos de pagamento. A aposta é em parceiros de longo prazo com quem já possui credibilidade. Alguns fornecedores dão bons descontos caso a quantidade do pedido for aumentada. A permuta também pode beneficiar ambos os lados, a partir do momento em que seus parceiros viram seus clientes.
• Economize nas contas de consumo – contas de luz, água, e gás podem ser reduzidas. É preciso investir em treinamento da equipe e em implantação de uma cultura organizacional com desperdício zero. Apagar a luz quando não estiver usando, não imprimir cartazes e manter a torneira desligada ajudam a alcançar a meta.
• Invista no planejamento para evitar sobras – é essencial apostar em um bom gerenciamento de estoque para reduzir os custos de sua cozinha. Analise a quantidade de alimentos comprados e a real demanda de consumo dos itens. Um sistema de gestão exclusivo para o negócio pode ser uma excelente opção, pois não só acompanha o consumo de alimentos, mas também monitora as vendas realizadas. Observe quanto e o que está jogando fora todos os dias.
• Aposte em manutenção preventiva – evite despesas inesperadas que podem acarretar em aumentos de custos significativos para sua cozinha. Mantenha uma rotina de manutenção de equipamentos a fim de verificar pequenos problemas que podem se tornar grandes dores de cabeça com o tempo.