Notícias

Recuperação da indústria de calçados passa por abertura de novos mercados

23

jun 2015

Recuperação da indústria de calçados passa por abertura de novos mercados

Inflação em alta e o maior endividamento das famílias. Esta é a avaliação da Abicalçados – Associação Brasileira da Indústria de Calçados para explicar a queda de 4,2% no volume de vendas de calçados no mercado interno registrada no primeiro quadrimestre deste ano.

“Cientes da situação de deterioração do poder de consumo do brasileiro desde o segundo semestre do ano passado, as esperanças se voltaram às exportações”, lembra Heitor Klein, presidente-executivo da entidade calçadista. “Porém, o acréscimo que poderíamos ter obtido com o dólar valorizado foi mitigado pela perda de competitividade da indústria brasileira, especialmente devido ao aumento dos custos de produção e à diminuição da alíquota de restituição do Reintegra”.
Como resultado, de janeiro a maio foram embarcados 47,8 milhões de pares de calçados por US$ 385,4 milhões, receita 12,2% inferior ao mesmo período de 2014. “O revés nas exportações talvez tenha sido o fato mais decepcionante para o setor neste primeiro semestre”, lamenta Klein.
Ainda assim, para o dirigente a recuperação passa necessariamente pelas exportações. Como exemplo, ele cita duas ações internacionais realizadas com menos de um mês de intervalo – missão comercial à Rússia e participação na feira italiana Expo Riva Schuh, ambas apoiadas pela Apex-Brasil -, que devem render cerca de US$ 21 milhões para os fabricantes brasileiros.

Importadores
“Não podemos esperar a reversão do quadro por meio de ações governamentais. A saída passa pela proatividade do exportador brasileiro na busca de novos e qualificados mercados”, acredita Klein. “A presença de importadores na Francal também será determinante para a recuperação além-fronteiras”.
Ele se refere aos compradores de cerca de 70 países esperados para a próxima edição da FRANCAL – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que acontece de 6 a 9 de julho no Anhembi, em São Paulo.
Atenta a esta demanda da indústria, neste ano a organização da feira incrementou suas ações voltadas para o mercado externo e vai trazer 300 Importadores convidados para se juntarem aos mais de mil que visitam a feira espontaneamente a cada ano. Os compradores internacionais foram indicados pelas empresas expositoras exportadoras e cadastrados em feiras internacionais de calçados na Europa e América Latina.
“A Francal, historicamente, é um termômetro das vendas da temporada de primavera-verão, excelência do calçadista brasileiro. A expectativa é de que a feira alavanque um volume considerável de vendas, especialmente para o mercado externo”, projeta Klein.

Sobre a Francal
A FRANCAL – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios é o evento brasileiro oficial de lançamento das coleções primavera-verão, responsável por volume significativo dos negócios da cadeia produtiva do setor. Neste ano, a feira realiza sua 47ª edição numa área total do de 82 mil m², equivalente a todo o complexo de exposições do Anhembi, em São Paulo, e reúne mais de 800 fabricantes nacionais – com cerca de 2 mil marcas – de calçados masculinos, femininos, infantis e esportivos, bolsas, mochilas, cintos, carteiras e malas, bijuterias e outros acessórios de moda se reúnem em quatro dias para lançar as grandes novidades para o verão. São esperados mais de 50 mil lojistas de todo o Brasil e compradores internacionais de cerca de 70 países.

FRANCAL 2015 – 47ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios
Data: 6 a 9 de julho
Horário: 10h às 20h (dia 9, das 10h às 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo
Promoção/Organização: Francal Feiras
Apoio Institucional: ABICALÇADOS – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, ABLAC – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados e ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artefatos de Viagem.
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.feirafrancal.com.br / Twitter: @feirafrancal / Facebook: feirafrancal / Google+: Feira Francal

ENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR. PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 14 ANOS, MESMO ACOMPANHADOS.

Comentários