Notícias

Quinoa, chia, linhaça: conheça os benefícios desses superalimentos

16

nov 2015

Quinoa, chia, linhaça: conheça os benefícios desses superalimentos

             A quinoa, a chia e a linhaça são três sementes que se enquadram na categoria de “superalimentos”. Elas são nutritivas, contribuem com o processo de emagrecimento e seu consumo pode ser associado a sucos, saladas e vitaminas. Conheça um pouco sobre cada uma e os benefícios que oferecem:

Quinoa

A quinoa é rica em proteína vegetal e contribui com a dieta, especialmente as isentas de carne. O grão, encontrado com facilidade nos supermercados e lojas de produtos naturais, é rico em uma série de outros nutrientes, como ômega 3, ômega 6 e cálcio.

Entre os principais benefícios da quinoa vale destacar a sua capacidade de auxiliar no emagrecimento. O grão é uma poderosa fonte de fibras, portanto, melhora o trânsito intestinal e também aumenta a sensação de saciedade. O consumo de quinoa também é recomendado para quem deseja prevenir doenças cardiovasculares, proteger os ossos de doenças como osteoporose, melhorar as funções cerebrais e fortalecer o sistema imunológico.

Chia

Assim como a quinoa, a chia é uma semente rica em nutrientes. Em sua composição, é possível encontrar proteína, ômega-3, vitaminas, fibras e minerais. Ela é originária do México, mas tem feito muito sucesso na dieta dos brasileiros.

Ao consumir chia diariamente o organismo só tem a ganhar. A semente ajuda a reduzir gordura corporal, cria a sensação de saciedade, controla diabetes, previne doenças cardiovasculares, fortalece a imunidade e reduz o risco de anemia.

Linhaça

Na hora de montar um cardápio saudável e balanceado não se pode esquecer da linhaça. Essa semente é uma poderosa aliada no emagrecimento, mas também ajuda a prevenir doenças. Entre as propriedades nutricionais, vale destacar proteínas, fibras, ácidos-graxos, minerais e vitaminas.

Ingerir linhaça com frequência auxilia na perda de peso, mantém o nível de açúcar no sangue controlado, melhora o funcionamento do intestino, previne inflamações e até protege o corpo contra alguns tipos de câncer.

 

Comentários