Notícias

Programação paralela reforça caráter de negócios da Office Brasil Escolar

4

ago 2014

Programação paralela reforça caráter de negócios da Office Brasil Escolar

A programação paralela da Office Brasil Escolar – 28ª Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escritórios e Escolas é direcionada a dois públicos. O Ciclo de Palestras 2014, nos dias 11 e 12 de agosto, apresenta modernos conceitos de gestão e capacita o varejo de papelarias para atuar num segmento cada vez mais competitivo. Já o Seminário de Educação Office Brasil Escolar reúne professores, educadores e demais profissionais da área para discutir o efeito das novas tecnologias no desenvolvimento da inteligência, da sociabilidade e da criatividade na primeira infância (crianças até 5 anos).

Varejo
Voltadas a papelarias, supermercados, bazares e demais profissionais do setor, as palestras têm como temas principais o tripé Tecnologia-Capacitação-Conhecimento e versam sobre mudanças nos hábitos de consumo, mídias sociais, volta às aulas, marketing e gestão de pessoas (veja a programação abaixo).

Um dos temas de maior relevância para o varejo de papelarias na atualidade, o Cartão Material Escolar, apresenta aos participantes os conceitos básicos do sistema que visa a substituir a atual doação de kits escolares pelos governos a alunos da rede pública de ensino. O princípio consiste na concessão de um crédito para que as crianças e jovens possam adquirir seu material escolar diretamente em papelarias cadastradas e, desta forma, distribuir a renda entre toda a cadeia produtiva: fabricantes, distribuidores e varejo. A palestra fala também das experiências bem sucedidas em Brasília e outros municípios, como Agudos, Campos do Jordão e Salto, em São Paulo, e Serra, no Espírito Santo, entre outros.

Educação
O tema do Seminário de Educação Office Brasil Escolar reflete a necessidade de aprofundar o entendimento do impacto da introdução precoce das tecnologias digitais ao aprimoramento da educação. Ao mesmo tempo em que a Academia Americana e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam que as mídias eletrônicas só sejam acessíveis a crianças acima de 2 anos e por um período máximo de duas horas diárias, é cada vez mais comum bebês divertirem-se por horas com diferentes gadgets.

Para refletir sobre o tema, foram convidados especialistas de diferentes áreas. São cinco palestras, seguidas de mesa redonda, e os participantes receberão certificados no final (veja programação).

As inscrições para o Ciclo de Palestras e para o Seminário Educação Office Brasil Escolar são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.officebrasilescolar.com.br.

PROGRAMAÇÃO

CICLO DE PALESTRAS ESCOLAR

DIA 11 (SEGUNDA-FEIRA)

17h: Sua papelaria está preparada para atender a nova geração de consumidor?, por Wanderley Parizotto (i9 Trade Marketing).

18h: Como as Mídias Sociais podem impulsionar seus negócios, por Lucas Huang (CH Tech).

DIA 12 (TERÇA-FEIRA)

16h: Cartão Material Escolar: Novo conceito e impacto nos negócios das Papelarias, por Ricardo Carrijo (Tilibra/ABFIAE/ABIGRAF)

17h: Como preparar sua loja e sua equipe para o Volta às Aulas, por Frederico Gorgulho (professor de Marketing de Varejo do curso de MBA da Universidade Santo Amaro e dos cursos de capacitação da Escola Nacional de Varejo Supermercadista da ABRAS).

18h: O Novo Mundo do Marketing, por Junior Portare (professor de marketing e liderança no curso de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas)

19h: Liderança de Alto Impacto, por Professor Menegatti (palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação).

O Ciclo de Palestras Escolar é realizado pela Francal Feiras, com a colaboração da Adispa – Associação dos Distribuidores de Papelaria e Projeto Gerando Demanda pelo Conhecimento.

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO OFFICE BRASIL ESCOLAR

13h30 às 14h: Brincadeiras e desenvolvimento psicomotor e social e a tecnologia na educação infantil, por Aline Ferreira Maciel, mestre em Enfermagem Pediátrica, com especialização em Educação e Formação em Saúde, é professora de didática aplicada ao cuidado na Faculdade Santa Marcelina e consultora do Colégio Integrado XV de Novembro, em São Paulo.

14h às 14h30: O livro infantil e a ampliação do repertório da criança, por Viviane Flores, gerente educacional e coordenadora da equipe de assessoria pedagógica da Editora FTD, em São Paulo.

14h30 às 15h: Quem conta um conto aumenta pontos… na criatividade, na compreensão e na imaginação, por Ricardo Viveiros, jornalista e escritor, é autor dos livros infantis O poeta e o passarinho, Como encontrar uma linda princesa (ambos Ed. Biruta) e Saudade (Ed. Girassol).

15h30 às 16h: Projeto Scholé – liberdade para descobrir o conhecimento, por Marcelo Sando, filósofo, educador, palestrante e autor do livro Notas e reflexões sobre educação (Ed. Melo).

16h às 16h30: Importância das atividades estruturadas e não estruturadas para o desenvolvimento sociocognitivo na primeira infância, por Ana Alexandra Caldas Osório, psicóloga, doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho (Portugal), professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

16h30 às 17h30: Mesa redonda com o tema O difícil equilíbrio entre o tradicional e o virtual na primeira infância.

17h30 às 18h – Encerramento e entrega dos certificados de participação.

O Seminário Educação Office Brasil Escolar tem patrocínio e organização da Francal Feiras e idealização da Ricardo Viveiros & Associados.

Comentários