2
nov 2017Por que não posso nadar depois de comer?
Durante a digestão, o corpo aumenta o fluxo de sangue nos músculos do sistema digestivo direcionando mais sangue e oxigênio para essas áreas. De acordo com os médicos, a prática de exercícios físicos faz o corpo direcionar o fluxo para outros músculos criando uma espécie de “competição” por energia.
O importante é fazer um intervalo entre a alimentação e o exercício físico antes de entrar na água e, para calculá-lo, é preciso levar em consideração o que se come. No caso de a refeição ser uma feijoada, por exemplo, o ideal é esperar de três a quatro horas. Uma comida mais leve, como frutas, sucos ou carboidratos, requer um tempo menor, entre meia e uma hora.
Entrar na piscina apenas para se refrescar após uma alimentação leve não faz mal; o que não pode é praticar exercícios físicos de grande esforço, que podem provocar desde um desconforto, náusea, soluço, e dores abdominais até um infarto, em casos extremos.
Tomar banho após as refeições também é outra dúvida que muitas pessoas têm. Segundo os especialistas, não há problema: o importante é evitar banhos muito quentes e demorados, pois podem provocar mal-estar por queda da pressão arterial