Notícias

Piscina coberta ou oculta: veja os benefícios de se ter uma em casa

18

maio 2019

Piscina coberta ou oculta: veja os benefícios de se ter uma em casa

As piscinas cobertas e ocultas são ótimas opções para quem deseja aproveitar o espaço de lazer durante todo o ano. No entanto, apesar de terem o mesmo propósito, ambas apresentam características únicas que devem ser levadas em consideração no momento da escolha.

Piscinas ocultas

Diferentemente das piscinas tradicionais, as ocultas apresentam uma característica bastante peculiar. Elas podem ser “escondidas” por meio de um mecanismo capaz de mudar a aparência e o ambiente.

Elas funcionam de modo que, após pressionar o botão anexado ao painel de controle, um elevador hidráulico é acionado, permitindo que o piso da piscina seja elevado. Durante esse processo, é feita a drenagem da água para abaixo do piso.

Então, com a plataforma já elevada, a área fica livre para ser usada para um evento ou entretenimento. E, quando desejar a piscina novamente, basta utilizar o elevador hidráulico para baixar o piso.

Piscinas cobertas

São muito comuns em ginásios, academias e instalações esportivas. Uma piscina coberta, como o próprio nome já sugere, se trata de um ambiente fechado. Ou seja, dispõe de uma cobertura e pode ser isolada por, pelo menos, três paredes.

Essas piscinas têm uma estrutura simples e são construídas com a finalidade de serem usadas durante todo o ano, principalmente em dias frios. Por esse motivo, elas têm ganhando cada vez mais espaço nas residências devido a suas vantagens.

Vantagens

Maior segurança quando a piscina não está em uso, principalmente para quem tem crianças;

Sistema que permite ajustar a profundidade;

Ecologicamente corretas, quando comparadas às piscinas tradicionais;

menos produtos químicos e economia de água significativa;

Proteção à exposição solar excessiva;

Facilidade de limpeza, o que gera uma economia de tempo e dinheiro.

Desvantagens:

– Maior investimento na sua construção;

Necessidade de espaço adequado para a sua construção e que esteja de acordo com algumas diretrizes específicas de edificação;

Exige um sistema de aquecimento e arrefecimento;

Possibilidade de causar danos na casa devido à umidade gerada pela piscina — recomenda-se um desumidificador;

Facilidade do surgimento de bactérias e fungos devido à umidade;

Custos com manutenção mais altos;

Impossibilidade de banhos de sol.

Comentários