Notícias

Pimenta é ótima opção para decorar ambientes e pode ser consumida

14

abr 2017

Pimenta é ótima opção para decorar ambientes e pode ser consumida

As pimenteiras oferecem um visual diferente, cores fortes e alegres e têm certo charme, podendo compor a decoração dos ambientes como também serem consumidas em diferentes receitas.
No Brasil, existem diversas espécies, desde as mais ardidas, como a malagueta, cumari-do-pará e dedo-de-moça até as mais suaves, como é o caso da pimenta-de-cheiro, cambuci ou chapéu-de frade e a biquinho.
No vaso ou no jardim qualquer uma dessas espécies pode ser cultivada. O portal Uol traz dicas e sugestões que ensinam como cuidar dessas lindas e exóticas plantinhas. Confira!
A especialista e pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Claudia Silva da Costa Ribeiro, explica que a pimenteira é uma planta de sol pleno, sensível a baixas temperaturas e intolerante a geadas. Por isso, deve ser cultivada preferencialmente nos meses de alta temperatura, pois favorece a germinação, o desenvolvimento e a frutificação. As baixas temperaturas provocam queda de flores e frutos, e alteram a ardência e a coloração dos frutos.
Após adquirir a muda, deve-se definir o local para o cultivo. Caso a escolha seja colocar a planta dentro de casa, deve deixá-la em local que receba luz solar direta. Depois disso, o próximo passo é transplantá-la para um vaso maior com cerca de 30 cm de diâmetro, mantendo o torrão de terra em torno das raízes para protegê-las. Ao término, deve molhar a terra. O ideal são vasos com furos no fundo que evitam o apodrecimento das raízes.
Outra opção é colocar a muda diretamente em vasos de 28 a 30 cm de diâmetro. Para tanto, é preciso preenchê-los com terra vegetal e semear duas a três sementes em cada vaso, a uma profundidade de um centímetro. Quando as mudas apresentarem de duas a quatro folhas definitivas, cortar com uma tesoura as mudas menos vigorosas, tomando o cuidado de deixar uma muda por vaso.
O solo mais adequado é aquele de textura média, e não pode ser muito argiloso ou arenoso demais. A adubação orgânica, especialmente com esterco animal curtido, é benéfica e deve ser incorporada e misturada ao solo algumas semanas antes do plantio.
Quando a terra se apresentar seca é hora de regar, de preferência no início da manhã ou no final da tarde, em quantidade suficiente para que se inicie um gotejamento na parte inferior do vaso.
Já as podas dos ramos devem ser feitas após a frutificação e colheita, pois irá estimular a plantinha a brotar e produzir novamente. O ciclo de vida de uma pimenteira pode durar até um ano.

(Primeira Página/Portal Uol)

FRANCAL (Moda)

Estrela é o print da vez
Moderna e versátil, estampa se enquadra em jaquetas, calças, vestidos de festa, sapatos, botas, brincos e mochilas

A grife Dolce & Gabbana começou com a onda das estrelas no desfile da marca no inverno de 2011. Mas foi agora, nas passarelas da primavera-verão 2017, que a padronagem retornou de forma triunfal, caindo rapidamente no gosto de celebridades e fashionistas.
Esse print promete ficar, e não apareceu somente nas peças de roupas, mas também nos sapatos e acessórios. Outra tendência que cai super bem com essa é a do metalizado: os sapatos metalizados com as estrelas formam um mix super estiloso.

Comentários