Notícias

Pesquisador desenvolve chocolate mais saudável com insumos da Amazônia

17

fev 2019

Pesquisador desenvolve chocolate mais saudável com insumos da Amazônia

 

Um projeto desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) busca a produção de barras de chocolate usando matéria-prima com extratos naturais de frutas, como camu-camu, açaí, mangarataia, guaraná, puxuri, cumaru, entre outros.

A linha de barras de chocolate utiliza cacau orgânico, uma fruta livre de agrotóxicos que passa por uma série de processos para deixá-lo da forma mais natural. A união dos produtos torna o chocolate menos ácido e traz efeitos benéficos para a saúde digestiva e equilíbrio alimentar.

As barras de chocolates orgânicas são produzidas por método artesanal chamado de Bean to Bar, que é um movimento de pequenas marcas de chocolate que acompanham o processo de produção da amêndoa do cacau (bean) até a barra (bar). Além da qualidade do produto, o movimento preza pelas questões socioambientais.

Intitulado “Warabu Bean To Bar Chocolate da Floresta Amazônica”, o projeto é desenvolvido por meio do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Integração), edital N°007/2017.  O projeto iniciou em 2018 e está na fase de testes.

 

Comentários