17
fev 2019Pesquisador desenvolve chocolate mais saudável com insumos da Amazônia
Um projeto desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) busca a produção de barras de chocolate usando matéria-prima com extratos naturais de frutas, como camu-camu, açaí, mangarataia, guaraná, puxuri, cumaru, entre outros.
A linha de barras de chocolate utiliza cacau orgânico, uma fruta livre de agrotóxicos que passa por uma série de processos para deixá-lo da forma mais natural. A união dos produtos torna o chocolate menos ácido e traz efeitos benéficos para a saúde digestiva e equilíbrio alimentar.
As barras de chocolates orgânicas são produzidas por método artesanal chamado de Bean to Bar, que é um movimento de pequenas marcas de chocolate que acompanham o processo de produção da amêndoa do cacau (bean) até a barra (bar). Além da qualidade do produto, o movimento preza pelas questões socioambientais.
Intitulado “Warabu Bean To Bar Chocolate da Floresta Amazônica”, o projeto é desenvolvido por meio do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Integração), edital N°007/2017. O projeto iniciou em 2018 e está na fase de testes.