Notícias

Parcela dos consumidores compra roupa só para postar o look no Instagram

24

ago 2018

Parcela dos consumidores compra roupa só para postar o look no Instagram

As redes sociais vêm provocando comportamentos cada vez mais inusitados nos consumidores. Imagine comprar uma roupa pela internet, provar, fazer uma foto para postar no Instagram e, em seguida, devolvê-la para a loja.

É o que vem fazendo uma parcela dos consumidores, segundo uma pesquisa da empresa de cartões de crédito Barclaycard no Reino Unido, divulgado pelo site do Meio & Mensagem. O levantamento aponta que esse número vem crescendo naquele país e pode estar sendo replicado em outros.

Esse comportamento pode gerar novas oportunidades de negócios, na opinião de especialistas ouvidos pela publicação, como, por exemplo, aluguel de roupas novas por assinatura. “Não me surpreenderia se muitas pessoas pagassem um valor mensal para receber uma caixa com looks novos toda semana, que seriam devolvidos depois de usados uma ou no máximo duas vezes”, indica Daniella Bianchi, diretora geral da Interbrand.

A prática apontada pela pesquisa pode ter sido provocada pelas próprias marcas, de acordo com Marina Roale, head de pesquisa da Consumoteca, consultoria especializada no comportamento do consumidor brasileiro: “O que as marcas vivem agora é uma reação do que elas mesmo cavaram. Isso é uma resposta à ‘cultura dos recebidos’.”, explica.

Mas também ela enxerga um lado positivo nessa nova modalidade de consumo: “Práticas como essa podem parecer uma ameaça, mas muitas vezes acabam oxigenando o mercado e abrindo brechas para novas oportunidades e modelos de negócio”.

Comentários