Notícias

Paraná se consolida como o maior produtor nacional de orgânicos

1

nov 2016

Paraná se consolida como o maior produtor nacional de orgânicos

O Paraná recebeu em outubro o título de maior produtor de alimentos orgânicos do País e o segundo Estado brasileiro com o maior número de propriedades certificadas para a produção de orgânicos. São 1.966 propriedades, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atrás apenas do Rio Grande do Sul.
Segundo o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Estado tem uma produção de 130 mil toneladas de alimentos por ano. O bom desempenho se deve, principalmente, ao Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCO), o único programa público no País a orientar e capacitar os produtores, auditar e certificar a produção de alimentos orgânicos.
Só nos últimos quatro anos, foram mais de 290 propriedades certificadas, em todas as regiões paranaenses. A iniciativa não favorece apenas o produtor, que tem assistência técnica gratuita, mas também a população por meio do acesso a alimentos mais saudáveis, produzidos sem agrotóxicos, hormônios ou transgênicos, levando em consideração o meio ambiente e a vida dos agricultores e seus familiares.
Em quatro anos, o Governo do Paraná já investiu no PPCO R$ 5,5 milhões que, somados aos valores da fase 3 – que começou em 2016 e segue até 2018 -, totalizam R$ 8 milhões por meio do Fundo Paraná.
“O programa registra excelentes resultados e contribui para a valorização da produção de orgânicos no Estado, por isso estamos trabalhando para a continuidade”, afirmou o coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Luiz Cézar Kawano. Segundo ele, o PPCO é uma das únicas ações governamentais para o incentivo da produção orgânica no Brasil, fornecendo subsídio e acompanhamento técnico.

Comentários