19
jul 2016Paisagista promove contraste entre construção moderna e jardim “desarrumado”
A brincadeira de contrastes é uma tendência que toma conta da decoração, da moda e também do paisagismo. A Revista Casa e Jardim mostra como isso pode ser aplicado, por meio do paisagista Roberto Riscala, com projeto no qual aproveita da modernidade de uma casa para conceber uma paisagem da maneira mais natural possível.
A ideia foi criar um ambiente como se não tivesse intervenção humana, que poderia já estar ali antes da construção da residência ou que tivesse sido feito pelo próprio morador. “Todas as plantas foram bem pensadas. Antes de agrupá-las, levei em conta as características de cada uma. Busquei espécies com cores diferentes, texturas e épocas de floração para conquistar um visual leve, meio caipira e cheio de detalhes”.
Entre os elementos utilizados para chegar ao visual, está um canteiro sinuosos no qual gardênias, azaleias, éricas, capins-azuis, fênix e buxinhos se misturam em camadas. Na parte da frente do terreno, a área da garagem é delimitada com murtas, plantadas em linhas com barbas-de-serpente na base. Para proteger a privacidade dos moradores, todo o terreno foi rodeado por tumbérgias, como cerca-viva.
Riscala aproveitou ainda um espaço próximo à uma jabuticabeira para acomodar o redário, criando espaço para tomar sol com espreguiçadeiras abraçadas por orquídeas-bambu dispostas em semicírculo.