3
mar 2019Obras do paisagista Roberto Burle Marx estão em exposição no MuBE
Intitulada “Burle Marx: arte, paisagem e botânica”, a mostra reúne obras inéditas e apresenta a faceta polivalente do paisagista. A exposição seguirá até 17 de março, no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), em São Paulo (SP), com visitação das 10h às 18h (terça a domingo).
Um dos maiores paisagistas do século XX, Roberto Burle Marx também realizou trabalhos como arquiteto, pintor, escultor, designer, botânico, ecologista e ativista pelas causas ambientais. O público poderá conferir cerca de 70 trabalhos, entre desenhos, pinturas, esculturas, tapeçarias, peças de design, projetos paisagísticos e registros de espécies botânicas e de expedições científicas.
Os trabalhos paisagísticos que Burle Marx realizou no Brasil e no mundo serão apresentados no núcleo “Paisagem”, entre eles, duas plantas do projeto criado para o Terraço Itália, no centro de São Paulo, e o jardim da casa de Ema Klabin, situada exatamente em frente ao MuBE.
Esse espaço, inclusive, funcionará como extensão da exposição. Já o grande destaque da seção será a remontagem provisória em vinil do monumental mosaico de pedras desenhado pelo artista no primeiro estudo para o jardim do MuBE.
O núcleo Botânica, por sua vez, traz o registro das expedições científicas de Burle Marx, nas quais ele descobriu cerca de 35 espécies de plantas. Serão exibidos desenhos, exsicatas e fotografias assinadas pelo artista, além de trabalhos de contemporâneos influenciados por sua obra.