Notícias

O significado das cores dos marca-texto

28

abr 2020

O significado das cores dos marca-texto

Quando a caneta marca-texto surgiu, era apenas amarelo fluorescente e tinha como único objetivo destacar frases e parágrafos importantes em textos ou livros.

Por muito tempo seguiu assim. Com o passar dos anos, novas cores de marca-texto surgiram. O neon veio com tudo e surgiram os marca-textos em rosa, azul, laranja e verde. A inquietude do mercado por novidades tratou de trazer também para os marca-textos os tons pastel.

Mas por que tudo começou com o amarelo? As cores ao nosso redor influenciam diretamente nosso comportamento e nossa reação a todos os estímulos que chegam até nós. O amarelo fluorescente tem um significado considerável para sua função como marca-texto. A cor é diretamente associada à luz, estímulos, dinamismo e otimismo, incentivando os estudos e a criatividade.

Segundo Solange Gelles, pedagoga e cromoterapeuta, amarelo estimula “querer” o que é oferecido. Assim, expandindo o campo mental e facilitando o aprendizado, essa cor atua na área pré-frontal do cérebro.

“Ao marcar o texto com o amarelo, não só o destacamos como também ‘apreendemos’ a informação em destaque com maior facilidade. Não importa se o destaque é mais claro ou mais escuro, os estímulos acontecem da mesma maneira”, explica a profissional.

Em relação ao aprendizado, as cores têm o poder de facilitar ou torná-lo cansativo e tedioso. Segundo Vanessa Moreno, especialista em marketing da Summit, que fornece a marca TRIS, a estratégia de destacar os trechos nos estudos tem se revelado uma ótima – e colorida – maneira para ajudar o cérebro a memorizar temas importantes, resultando em uma procura cada vez maior pelos marca-textos.

Sabrina Araújo está cursando o segundo período do curso de engenharia mecatrônica e não abre mão do uso do marca-texto na sua rotina de estudos. Ela até criou um código de cores (color code) próprio para categorizar as informações ou assuntos.

“Faço uso do color code tanto para matérias quanto para leitura. Isso me ajuda bastante não só na organização, mas também no aprendizado e na otimização do tempo”, explica a estudante. Ela afirma que depois que começou a usar esse tipo de método, seu rendimento escolar melhorou muito. “Exploro minha memória visual”, constata a estudante.

Com mais de 14 mil seguidores em seu perfil no Instagram, Sabrina posta com frequência essa e muitas outras dicas sobre estudo. “No momento em que for escolher a cor ideal, é importante conhecer algumas propriedades de cada uma delas. Por exemplo: verde é a cor que estimula a exatidão, boa memória e firmeza de opinião. Essa cor incentiva a buscar mais do que está sendo oferecido, pois é a cor do crescimento e abundância. Utilizando um marcador de texto colorido, o aluno interagirá com a cor e seus estímulos”, detalha a cromoterapeuta Solange.

A profissional é responsável pelo site Pedagogia das Cores, onde é possível encontrar artigos, testes e curiosidades na área da cromoterapia.

 

Comentários