22
abr 2020O que você sabe sobre pneus de bicicleta?
Clincher – é, certamente, o tipo mais comum da atualidade. Este tipo de pneu conta com um desenho especial e talões de aço ou kevlar para encaixarem-se por dentro de um aro que também contam com uma ranhura para esta função.
Embora a maioria utilize câmaras internas de ar, alguns clinchers apostam em um desenho similar ao encontrado em carros para funcionar sem a câmara. Conhecidos como tubeless, este tipo de pneu é menos propenso a furos, pode ser utilizado com menos pressão e, muitas vezes, possuem menor resistência a rolagem, “segurando” menos o movimento da bicicleta.
Tubular – é encontrado em bicicletas de estrada de competição. Nele, o pneu e a câmara são uma coisa só, tipo um tubo e, diferente dos clinchers, o conjunto não se encaixa no aro, dependendo de uma cola especial para ficar no lugar.
Em caso de furo, é preciso retirar a câmara de dentro do pneu e remendá-la, costurando o pneu de volta depois de terminar. A grande vantagem deste tipo de pneu é a construção simples do aro, que permite reduzir bastante seu peso, e o conforto proporcionado pelo desenho em tubo. Além disso, graças ao encaixe perfeitamente redondo no aro, o tubular é mais flexível, podendo ser usado com pressões maiores mantendo o conforto e a aderência.
Pneus Sólidos – a ideia de criar um pneu sólido que nunca fura não é nem um pouco nova. Na verdade, os primeiros pneus do mundo eram sólidos, mas acabaram superados pelos modelos infláveis graças às enormes vantagens de peso e conforto criados por um “colchão de ar” nas rodas.
Normalmente, pneus sólidos costumam ser pesados, duros e com maior resistência ao movimento, roubando assim muita energia do ciclista. Por serem feitos de borracha dura ou poliuretano, eles podem ter sérios problemas de aderência. Outra dificuldade deste tipo de pneu é que eles exigem uma montagem extremamente apertada, o que torna sua instalação bem complicada.
Em 2014, a Tannus apresentou um pneu de espuma que parece ter contornado, ao menos em parte, os principais defeitos dos pneus sólidos. Eles prometem ter uma resistência à rodagem um pouco superior à um pneu convencional e são confortáveis.