Notícias

O que fazer para facilitar a adaptação dos filhos na escola

13

mar 2017

O que fazer para facilitar a adaptação dos filhos na escola

Uma das preocupações mais comuns dos pais nessa época de início de ano letivo é em relação à adaptação das crianças na escola. Adaptada, ela não apresenta históricos de choro, insegurança ou queixas e consegue permanecer no ambiente com os colegas e professores.
Segundo a psicopedagoga Ana Regina Caminha Braga, especialista em educação especial e em gestão escolar, os responsáveis podem contribuir na adaptação dos filhos a compreender as reações e atitudes que eles têm ao chegar à escola e encontrar a professora e os colegas. “É importante que os pais transmitam segurança aos seus filhos neste momento, caso contrário, pode haver resistência em ficar sozinho e participar das atividades sugeridas na escola”, afirma.
Além disso, a especialista ressalta a importância dos pais de se atentarem para as reações diárias da criança. Para tanto, podem começar conversando e entendendo o que ela passa de sentimentos sobre os dias na escola. No caso de o filho revelar alguma queixa, é válido conversar com a equipe pedagógica e verificar como o problema pode ser resolvido.
Em último caso, os responsáveis devem considerar a hipótese de mudança de escola, somente depois de tentar outras alternativas possíveis. Mas, mesmo assim, a psicóloga afirma que a ideia deve ser pensada com cautela. Os pais devem levar em consideração a metodologia e filosofia da instituição para avaliar se vai ao encontro com os ideais da família, evitando ao máximo a troca brusca de ambiente.
Confira algumas dicas da psicopedagoga Ana Regina Caminha Braga, que certamente irão ajudar nessa fase.
Levar itens que tenham o cheiro do quarto da criança vai ajudar a confortá-la; pode ser a naninha ou o brinquedo do berço.
Para a criança que está indo à escola pela primeira vez, a sugestão é introduzir o assunto e dizer que ela está crescendo e que, por isso, precisa de um espaço para brincar com outras crianças e aprender coisas novas.
Durante esse processo, é fundamental que a criança se sinta segura e perceba que está no meio de pessoas dignas de sua confiança. As primeiras semanas de adaptação podem deixá-la mais sensível. A mudança traz insegurança, medo, frustração, irritação, muitas vezes traduzidos pelo choro. Alguns ajustes podem ser necessários para que a criança se adapte de forma mais tranquila.
Para aquelas crianças que já estão adaptadas ao ambiente escolar, mas vão mudar de instituição, o processo costuma ser mais simples, mas também requer atenção. É importante ressaltar que o contato com os amigos antigos pode ser mantido de acordo com o seu desejo.
A adaptação com os professores também é fundamental, principalmente para que conheçam detalhes de saúde e comportamento da criança, como o que ele tem mais resistência para comer, quais são seus medos e principais dificuldades.
Contar para a criança o que ela vai encontrar em seu novo ambiente e explicar o que ela irá aprender durante o ano são maneiras de ajudá-la nesse processo de adaptação.

Comentários