3
jun 2019Na Francal, que terminou ontem, Espaços do 100% Varejo inspiram lojistas na transformação do PDV
Com novo posicionamento, a Francal 2019 criou um conjunto de soluções para oferecer aos lojistas de calçados e acessórios uma inovadora experiência de feira que ultrapassa o networking e a realização de negócios com as marcas expositoras.
Totalmente voltada a proporcionar aos lojistas uma imersão completa no grande universo do varejo e traduzir para o dia a dia das lojas as tendências mais modernas, a Francal traz soluções em tecnologia para o varejo e visual merchandising, gerenciamento de categoria, inspirações, conteúdos e experiências – tudo isto concentrado em um único espaço: o 100% Varejo.
Neste espaço múltiplo, com 2 mil m², a feira aponta os caminhos do novo varejo para atender ao novo comportamento de compra do consumidor, entrega soluções práticas e fáceis de aplicar nas lojas e conecta os lojistas com os fornecedores necessários para esta transformação. Na prática, isto se dá por conjunto de espaços que oferecem soluções, produtos e serviços que auxiliam o varejo em seu processo de transformação para atender o novo perfil de consumidores, vender mais, aumentar a rentabilidade e fidelizar clientes. Confira:
DESCOMPLICA STORE
A loja da nova geração de consumidores apresenta ideias de como vender mais, servir melhor o consumidor e aumentar a performance e o resultado das lojas. O espaço oferece soluções de fácil aplicação e tecnologias disponíveis que, além de melhorar a jornada de compra dos clientes, reduzem custos e melhoram a eficiência do PDV.
A Descomplica Store foi desenvolvida para mostrar soluções aos principais desafios que o varejo de calçados enfrenta hoje: Visual Merchandising, Gerenciamento de Categoria, Novo Comportamento de Compra e Tecnologia a partir de um conjunto de conceitos:
Menos é mais: Maior volume de produtos e diversidade gera dispersão e menor engajamento de compra: Uma loja onde os produtos podem ser facilmente encontrados é uma loja que tem mais chances de vender.
Valorização e melhor conversão de vendas: A organização de uma vitrine de sucesso: Pequenas soluções de Visual Merchandising e gerenciamento de categorias podem ser feitas na loja por qualquer funcionário e sem grande investimento.
Sem reduzir muito a variedade de produtos, mas diminuindo a quantidade de modelos iguais e de faixas de preço, além de soluções de Visual Merchandising para valorização dos calçados, é possível criar desejo de compra no consumidor. O uso de uma iluminação mais quente ajuda a criar um ambiente mais aconchegante do que o efeito da luz branca, que torna a loja fria e impessoal.
O cliente à vontade: Autosserviço no ponto de venda: Cada vez mais digital, o consumidor realiza sua compra em diversos canais. Ele passa a buscar lojas com autosserviço caso o atendimento não seja feito por profissionais especializados ou muito bem treinados.
O móvel de autosserviço é uma solução simples, barata e que facilita a procura do cliente pela numeração do sapato que ele gostou. Um modelo fica na bancada e os demais tamanhos, guardados dentro das caixas numeradas ao seu alcance. É uma forma de aliviar o estoque e manter os produtos guardados, mas à vista do cliente.
O novo comportamento do consumidor: Ominichannel já é realidade: As Guide Shops ou lojas Showroom já são uma realidade para o consumidor da nova geração. O novo consumidor não enxerga mais a separação entre físico e digital, e assim o ambiente do PDV deve oferecer uma experiência digital e integrada aos ambientes virtuais.
Lojas no Brasil e no exterior têm demonstrado o sucesso do “experimentar e receber em casa”. A partir de agora, quem define como comprar, onde comprar e forma de entrega não é mais a loja, e sim o consumidor.
Vitrine Infinita: O comprar digital traduzido no ponto de venda: Uma tela interativa ajuda a trazer as novidades de produtos, deixando ao alcance do consumidor informações importantes na hora da compra, como, por exemplo, estoque, promoções, combos, formas de pagamento e outras. Elas dão a oportunidade para o consumidor definir como quer comprar e como quer receber.
Ao alcance das mãos: Impulsione o ticket médio: Valorizar os produtos sempre foi uma boa pedida para melhorar a venda. Misturar produtos e o local para sentar e experimentar os calçados é uma dica para incrementar as vendas e valorizar os produtos. Enquanto o cliente espera o vendedor buscar seu tamanho, ele tem mais opções ao seu alcance. Colocar bolsas, chinelos, carteiras e itens mais baratos próximo ao cliente ajuda a impulsionar o ticket médio.
Compra sem fricção: Autosserviço até o final do processo de compra: O Self Checkout da loja pode diminuir espaço de caixa e de fechamento de vendas, evitando filas demoradas que desanimam o cliente.
Vendas fora do PDV: Lockers e novo consumo: O locker é um armário em que o cliente pode retirar sua compra sem necessidade de interagir com loja física. Pode ser instalado dentro da loja, no estacionamento do shopping ou em outros centros de compra. O cliente compra pelo digital e retira o produto de forma rápida e prática.
QR Code: Tecnologia e informação nas mãos do consumidor: Dar acesso às especificações dos produtos, disponibilidade em estoque, solicitação de produto para experimentar e pagamento on-line são recursos, entre outros, que o uso de aplicativo no celular e escanearmento do código QR possibilitam ao novo consumidor.
SHOP DESIGN
Estudos mostram que quando o consumidor se sente “em casa” dentro da loja, compra até 40% mais do que o planejado e registra uma boa impressão para compras futuras. Por isso, o Visual Merchandising vem sendo considerado cada vez mais uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas e fidelizar clientes no ponto de venda. Por meio de uma série de elementos – fachada da loja, vitrines, exposição dos produtos, iluminação, sinalização, sonorização – o visual merchandising melhora a experiência de compra.
Composto por 8 corners temáticos assinados por arquitetos especializados em varejo, o Shop Design demonstra, na prática, como deixar a lojas mais aconchegante e atrativa. As instalações exploram a disposição de produtos na arquitetura, vitrine e visual merchandising, e se traduzem em inspiração para os lojistas.
Confira o time de Arquitetos especializados em varejo do Shop Design:
- Alexandre Salles (Estúdio Tarimba)
- Alexandre Valdivia (Alice Wonders)
- Anelise Campoi (Acampoi Arquitetura)
- Carla Marko (MBA – Retail Design).
- Cezar Tente (TR 10 Retail Design)
- José Marton (Marton Estúdio)
- Luciana Vicente (Lu Vicente Arquitetura e Design)
- Tatiana Romero (Romero Lab Design de Varejo)
Junto à exposição, os arquitetos ficam à disposição dos lojistas para oferecer serviços de projetos personalizados e dar orientações sobre os espaços assinados.
FORNECEDORES
A Francal 2019 conecta os lojistas com os fornecedores de Tecnologia para o Varejo, Equipamentos e Serviços que vão ajudar na transformação de suas lojas. A presença de todas elas reunidas no 100% Varejo facilita o acesso dos lojistas às soluções para modernizar suas lojas, melhorar a experiência de compra do consumidor, aumentar as vendas e fidelizar clientes.
Tecnologia
São empresas especializadas em recursos que aumentam a inteligência e o faturamento da loja:
- App de compras: Keepz
- Soluções Tecnológicas em Big Data, inteligência artificial e comercio digital: HS&E
- Soluções de software para projetos de mídia indoor no varejo: 4YouSee
- Projetos em realidade aumentada, produtos que agregam tecnologias de gamificação, geolocalização e inteligência artificial que permitem novos parâmetros de estudo de comportamento e fidelização de colaboradores e consumidores: Centésimo
- Tecnologia e software: Data System
- Plataforma digital e-commerce B2B: Tracta
- Plataforma para conhecer hábitos dos clientes, contador de fluxo de pessoas, perfil de clientes de varejo e análise de conversão de vendas: Plugby
- Marketing Digital: Trinto
- Especialista em integração de empresas em marketplaces com foco em serviço: Hubsales
- Soluções para e-commerce: Nuvem Shop
- Plataforma e-commerce: JET/GNU
- Sistema de Operações Logísticas Automatizadas: Abicalçados/Projeto Sola
- Implementação de padrões de identificação de produtos, como código de barras e EPC/RFID: GS1
- Meio de Pagamento: Mercado Pago
Equipamentos e Serviços
Empresas fornecedoras de modernas soluções para que os lojistas tenham acesso aos produtos e soluções encontrados nos demais espaços do 100% Varejo:
- Mobiliário/Display: Art’ Projeto e Redsplay
- Mobiliário/Manequins: Fábrica de Loja
- Manequins: Conceito Manequins
- Iluminação: Ledwave e Fast Gerenciadora e Construtora
- Comunicação Visual: GDCA Indústria e Comércio
- Marcenaria: Studio Oficina & Arte
Ações para o varejo
Para que um maior número de lojistas tenha acesso a todas estas soluções, a Francal 2019 desenvolveu uma série de ações nos meses que precederam a feira e ofereceu várias vantagens para os visitantes.
Hospedagem: Numa destas iniciativas, inédita em feiras do setor, a Francal financiou 50% dos custos de hospedagem dos lojistas que se inscreveram. Em complemento a esta ação, a LATAM Airlines, transportadora oficial da Francal 2019, ofereceu condições especiais a todos os visitantes, com desconto exclusivo de até 25% na compra de passagens.
No período pré-feira, a Francal lançou também uma promoção em que os primeiros 300 lojistas inscritos ganharam uma diária de estacionamento grátis para visitar a feira. Para aqueles interessados em utilizar o transporte público ou que estejam hospedados nos hotéis parceiros, a organização fornece traslado gratuito de ida e volta até o pavilhão. No caso do metrô, o traslado sai da estação Tietê-Portuguesa entre 7h30 e 21h. Já os roteiros dos hotéis podem ser conferidos neste link.
Sorteio: Durante Francal 2019, os lojistas podem concorrer a uma viagem aos Estados Unidos para participar da NRF 2020 – Retail’s Big Show, maior feira mundial do varejo, em Nova York. Dois lojistas que assistirem à palestra do professor Mauricio Morgado, da Fundação Getulio Vargas, no dia 5 de junho, às 12h30, serão sorteados com um pacote que contempla: passagem aérea, hospedagem, ingresso para a NRF 2020 e participação na delegação da FGVcev, que inclui seminário preparatório, seminário de abertura em Nova York, visitas técnicas ao varejo de ponta de Nova York lideradas por professores do FGVcev e seminário pós-NRF na volta a São Paulo.