Notícias

Modelo oxford ganhou fama pelos pés de mulheres de vanguarda

2

fev 2018

Modelo oxford ganhou fama pelos pés de mulheres de vanguarda

Originalmente de uso exclusivo masculino, popular entre os estudantes da Universidade de Oxford, na Inglaterra – daí o nome com o qual foi batizado -, o sapato oxford surgiu em 1640. Algumas centenas de anos depois, mulheres vanguardistas como Amelia Earhart, defensora dos direitos femininos e pioneira na aviação americana, adotaram o modelo e inspiraram consumidoras do mundo todo a fazer o mesmo.
Até os dias de hoje, o oxford é uma das peças-chave no guarda-roupa de mulheres cheias de estilo, que não abrem mão do clássico, mas que também gostam de ousar. Afinal, com suas mais diversas releituras disponíveis nas vitrines, o oxford pode tanto trazer um look retrô para uma produção, como também subverter o visual de maneira moderna.
Se no fim do século XIX, quando ganhou o público feminino, o modelo era visto praticamente em uma única versão, com salto grosso e quadrado, atualmente são intermináveis as opções. Há sapatos oxford tipo scarpin, sem cadarço, flat, com acabamento em verniz, metalizado, estampado etc.
Em ambientes corporativos, por exemplo, vai bem acompanhando o ritmo de produções clássicas. Uma maneira divertida é misturar o oxford a um look romântico com vestidos, saias e meia-calça. Na balada, o oxford com salto dá match com shorts jeans e leggings.

Comentários