Notícias

Mitos e verdades sobre a suplementação com vitamina C

23

maio 2018

Mitos e verdades sobre a suplementação com vitamina C

Bastou o primeiro espirro para alguém recomendar que se tome “um pouco” de vitamina C. Mas será que é assim mesmo que essa importante vitamina funciona no nosso organismo?
Confira alguns mitos e verdades a respeito da suplementação.
1) Vitamina C cura resfriados e gripes
MITO. A vitamina C atua na defesa do organismo contra infecções. No entanto, quando a pessoa já está doente, a vitamina não tem qualquer tipo de poder na cura do problema, nem tampouco amenizar os sintomas.
2) Vitamina C previne resfriados e gripes
MITO. Essa ideia teve início em 1970, quando o ganhador do prêmio Nobel Linus Pauling, químico norte-americano, sugeria que a ingestão de um grama da vitamina por dia reduzia em 45% a frequência de resfriados. No entanto, este benefício já foi posto à prova por diversos estudos.
3) Todo mundo precisa suplementar a vitamina C
MITO. Não é qualquer um que precisa – nem qualquer um que pode – investir na suplementação. Muitas vezes, a dieta balanceada é suficiente para a ingestão das doses diárias necessárias. Há casos, no entanto, em que suplementar a vitamina C com cápsulas e comprimidos efervescentes é uma recomendação médica, e, aí, sim, deve ser seguida à risca e respeitada.
4) Vitamina C ajuda a produzir colágeno
VERDADE. Como tem o poder de ajudar na formação dos glóbulos vermelhos, células que transportam oxigênio do pulmão aos tecidos, e que também ajudam na reparação, a vitamina C consegue, sim, agir como fator de produção do colágeno, tecido conectivo importante no organismo.

Comentários