5
fev 2019Materiais alternativos são tendência para sousplats este ano
Fundamental em situações formais, e um charme a mais em momentos casuais, o sousplat é um dos maiores aliados da etiqueta à mesa posta. Em sua versão tradicional, é fabricado em louça de cores e padrões variados, e serve como base e apoio aos pratos apresentados aos comensais.
Ao contrário do que muitos pensam, a função do sousplat não é apenas decorativa. Ele também tem seu lugar garantido nas refeições para evitar que se suje a toalha de mesa, servindo como uma barreira entre os resíduos de comida que possam escapar do prato e o tecido delicado que cobre a mesa.
Além disso, o sousplat também cuida para que a louça não fique “sambando” sobre a toalha, já que o atrito entre louça e pano costuma ser mínimo, facilitando que os pratos escorreguem.
Por ser um utensílio que fica muito visível à mesa, é natural que variações de modelos surjam para alimentar a criatividade dos anfitriões. Com isso, vêm fazendo sucesso, por exemplo, sousplats produzidos em espelho, que criam um efeito de luminosidade interessante e refinado.
Para 2019, duas tendências prometem dominar as mesas: o MDF decorado e o feito com arranjos florais, quando o prato repousa numa espécie de “ninho”, deixando à mostra em sua borda as folhagens e flores de maneira natural e totalmente integrada ao ambiente.