7
fev 2017Jardim Zen Japonês traz beleza e tranquilidade ao ambiente
O jardim zen japonês se destaca por sua beleza exuberante. Chama atenção pelos elementos usados em sua composição e pela riqueza de detalhes, assim como pela paz e tranquilidade que transmite. Vale a pena conferir as dicas e os elementos que podem ajudar a criar um espaço bonito e aconchegante, segundo publicação Japão em Foco.
A água é o elemento que representa a vida e pode compor lagos, riachos e cascatas. Para a construção de caminhos, é indicado o uso de pedras menores e cascalho. Já com as maiores é possível fazer uma espécie de ilha, montanha e colina.
A principal lanterna usada é a chamada Yukimi-gata, conhecida também como toro, esculpida em pedra, e disponível em diferentes formas e tamanhos. A ponte também faz parte dos elementos que compõem o jardim estilo japonês. Pode ser construída em madeira, bambu, terra ou pedra, em formato ziguezague, arredondado ou com leve arqueamento. A ponte simboliza a transição do mortal para o sagrado.
Para finalizar, integram a montagem do jardim diferentes tipos de flores, árvores e plantas. O pinheiro japonês, por exemplo, simboliza a eternidade.