11
jun 2017Jardim demanda cuidados especiais no outono
Podas, regas e adubação fazem parte dos cuidados básicos para manter um jardim bonito e saudável. No entanto, a quantidade de água, a frequência de corte e o tipo de adubo são diferentes para cada estação do ano, que também exige algumas tarefas específicas de acordo com as mudanças climáticas. O paisagista Raul Cânovas dá algumas dicas de como deixar o jardim vigoroso o ano todo, mas principalmente, durante o outono.
Adubação: Devem ser evitados os tipos nitrogenados (o N do NPK: estercos, tortas de mamona ou de algodão, salitre do chile, ureia ou sulfato de amônia). Já o potássio (o K do NPK) é o mais indicado por dar maior resistência ao frio e a estiagem, podendo ser aplicado na forma de cinzas de lenha, cascas de ovo secas e trituradas, casca de café, fosfito de potássio e sulfato de potássio. No caso de haver a necessidade de estimular as raízes das plantas, especialmente quando transportadas, o fósforo (o P do NPK) é ideal.
Podas: devem ser feitas para eliminar ramos mortos ou doentes, com a proposta de corrigir falhas no crescimento e para maior entrada de ar promovendo flores e frutos. Não deve ser feita podas em espécies que florescem ou frutificam nesta estação.
Regas: devem ser reduzidas na medida em que as temperaturas caem. A presença de ácaros é comum no outono, por isso, para combatê-los recomenda-se fazer pulverizações com enxofre.
Gramados: devem ser cortados mais altos, entre 3 e 4 centímetros, para não expor o solo à desidratação e friagem. Passar um rastelo de 15 em 15 dias para retirar folhas e raízes mortas. Nos meses de março e abril é importante fazer a adubação potássica.
Plantas de interior: devem ser colocadas em locais iluminados e abrigados para protegê-las dos ventos frios.