Notícias

Franquias de livrarias e papelarias buscam crescimento

17

jun 2018

Franquias de livrarias e papelarias buscam crescimento

Inserido no setor Entretenimento e Lazer, o segmento de Livrarias e Papelarias acompanha o ritmo discreto de crescimento que, ao todo, evoluiu 3,7% em faturamento em 2017, movimentando R$2,167 bilhões, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising.
A boa notícia é que 2018 indica números melhores. De acordo com a ANL (Associação Nacional de Livrarias), 2017 terminou com uma recuperação do mercado de livros, apresentando crescimento em valor comparado com o ano anterior de 1,5%.
Nas livrarias foi onde ocorreu a maior recuperação. Conforme a entidade, o percentual de descontos concedidos ao consumidor final se manteve estável no ano quando comparado com 2016 – na casa dos 17,4% – e as categorias em destaque foram as Histórias em Quadrinhos, Autoajuda e Literatura Brasileira.
Uma tendência dentro das livrarias é aproveitar as oportunidades de nichos correlatos ao negócio, apostando em espaços que reúnem cafés, papelarias, vendas de CD’s, DVD’s, eletrônicos, presentes, entre outros produtos. O nicho de produtos de cultura pop voltados para o chamado público “nerd” tem feito bastante sucesso também nos últimos anos e gerado bons resultados para incrementar o faturamento e conquistar clientes.
O franqueado que quiser investir no segmento tem que estar ciente de que deve manter-se atualizado com o mercado e lançamentos sem deixar de estar atento às características de consumo da cidade onde vai instalar a unidade. Conhecer o público que pretende atender é essencial.

Comentários