30
jun 2015Francal representa retomada dos negócios no segundo semestre
Com vendas menores no início deste ano, tanto no mercado interno quanto no externo, indústria e varejo brasileiros de calçados acreditam numa retomada dos negócios a partir da FRANCAL 2015.
Pelas contas da Associação Brasileira de Lojistas de Calçados e Artefatos (ABLAC), que representa o varejo do setor, houve retração de 7,5% no primeiro semestre na comparação com o ano passado. Para a entidade, foi um período de dificuldades, marcado pela cautela do consumidor diante da instabilidade econômica e política do País.
Já para o segundo semestre, a entidade confia num desempenho melhor que o primeiro por conta da assimilação das dificuldades por parte do mercado e dos primeiros resultados das medidas que o Governo Federal vem adotando.
Outro fator que deve colaborar positivamente é a chegada às lojas das coleções da primavera-verão, a mais longa temporada de vendas do varejo de calçados. Neste sentido, a FRANCAL 2015 é um fator determinante, já que apresenta oficialmente, em nível nacional, os lançamentos de mais de 2.000 marcas para a estação.
Indústria
Da mesma forma que a entidade varejista, para a Abicalçados – Associação Brasileira da Indústria de Calçados a FRANCAL é um termômetro das vendas da temporada de primavera-verão, e a expectativa é que a feira alavanque um volume considerável de vendas, especialmente para o mercado externo.
Na avaliação da entidade, a recuperação dos negócios para o segundo semestre passa principalmente pelas exportações e pela proatividade do exportador brasileiro na busca de mercados novos e qualificados. Neste sentido, a presença de importadores na FRANCAL será determinante, tendo em vista os mais de mil compradores de cerca de 70 países esperados para a esta edição.