Notícias

Fórum Internacional de agricultura orgânica e sustentável

26

maio 2014

Fórum Internacional de agricultura orgânica e sustentável

Os temas que merecem destaque no cenário nacional e internacional do mundo orgânico são o destaque de mais uma edição do Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável.

As palestras são a principal atração da Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina e têm início com a palestra Quais avanços podemos esperar  para o setor orgânico com a implementação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PLANAPO?, ministrada por Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Em seguida, o temário passa pelos canais de distribuição e a questão da água

No dia 5, acontecem as palestras internacionais, com representantes das principais entidades do mundo ligadas ao setor de orgânicos. Entre os temas estão as tendência do futuro dos orgânicos, a realização de grandes eventos como janela de oportunidades para produtores e varejo, o mercado internacional de cosméticos e a apresentação do case de sucesso Barnama, nos Estados Unidos, pelo empresário brasileiro Cauê Suplicy (veja a programação abaixo).

A participação no Fórum Internacional de Agricultura Orgânica é gratuita e aberta aos profissionais e visitantes da feira, mediante inscrição.

10º FÓRUM INTERNACIONAL DE AGRICULTURA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alterações)

Dia 4
15h: Brasil Orgânico e Sustentável: Pronunciamento de abertura por Valter Bianchini, secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário;

Palestra: Quais avanços podemos esperar  para o setor orgânico com a implementação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PLANAPO?, por Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

16h: Painel Canais de Comercialização: Experiências de sucesso do setor de orgânicos, coordenado pelas secretarias estaduais de Agricultura e do Meio Ambiente de São Paulo, com participação de Valéria Paschoal, presidente da Associação CSA-Brasil Agricultura Sustentada pela Comunidade, e do produtor e consultor Arpad Spalding Reiter.

17h: Produção de Água: Desafios e incentivos fiscais para o setor orgânico, com Nelton Miguel Friedrich, diretor de Coordenação da Itaipu Binacional; Álvaro Augusto Lourenço Ferreira, diretor de Meio Ambiente da prefeitura de São Luiz do Paraitinga; e Carlos Armênio Khatounian, engenheiro agrônomo e professor-doutor da Esalq-USP.

Dia 5
14h: Painel Mercado Mundial – Organic 3.0: Tendência e análise do potencial do futuro de orgânicos, com Andre Leu e Denise Godinho, presidente e diretora de Comunicação da IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements), e Matthew Holmes, diretor da COTA (Canada Organic Trade Association). Com tradução simultânea.

15h: Grandes Eventos: Oportunidades e legado para o setor orgânico, com Toshifumi Ayukawa, da JONA (International Certification Japan Organic & Natural Foods Association); Dival Schmidt Filho, do Sebrae Nacional; e Arnoldo de Campos, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

16h: Mercado internacional de Cosméticos Naturais e Orgânicos, com Julie Tyrell, diretora da Natrue (The International Natural and Organic Cosmetics Association); e Alexandre Harkaly, do IBD – Instituto Biodinâmico. Com tradução simultânea.

17h: Case de sucesso: BARNAMA – banana passa que conquistou o mercado americano, com Cauê F. Suplicy, fundador da Wholesome Valley Foods. Com tradução simultânea.

Comentários