22
maio 2019Fortaleza tem 321 espaços públicos adotados pela população
A fim de despertar a população sobre a necessidade de cuidar do paisagismo da cidade, a Prefeitura de Fortaleza permite que empresas, associações ou pessoas físicas adotem praças. Desde 2013, cidadãos podem cuidar também de áreas verdes e canteiros.
São 321 locais na Capital de responsabilidade compartilhada com a população por meio da adoção. A manutenção desses locais deve ser alvo de fiscalização dos moradores e dos órgãos municipais.
Uma das principais áreas verdes da Aldeota é a praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, conhecida popularmente como Praça das Flores. O local foi adotado pela por uma empresa e recebeu reforma completa. O paisagismo, os parquinhos com brinquedos infantis, a academia ao ar livre e a quadra esportiva foram instalados pelo tutor.
Socorro Siqueira, florista que trabalha na praça há 20 anos, afirma que o local ficou melhor nos últimos anos. “Os garis vêm de manhã para limpar, outras pessoas fazem a manutenção. Antes aqui não tinha vida, não tinha crianças, hoje tem”, opina.
O paisagista Cleiton Brito diz perceber maior manutenção da praça do que em outras áreas verdes da cidade e considera o local mais limpo, mas concorda que a poda das árvores deveria acontecer com mais frequência. A poda é de responsabilidade da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (URBFor).
Quem deseja adotar uma praça, canteiro ou área verde, deve se dirigir até a secretaria regional que cuida do bairro e solicitar a abertura de um processo administrativo. Depois disso, a regional irá enviar o pedido para a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). É preciso enviar uma série de documentos, uma carta de intenção e um plano de trabalho especificando o que será feito no local.
Espaços públicos adotados devem receber uma placa especificando quem é o responsável pela área. No site da Prefeitura de Fortaleza é possível ter acesso à lista de locais com os nomes de quem adotou cada espaço. Também existem cartilhas e materiais que explicam os parâmetros para urbanização de áreas públicas, como tamanho de calçadas, dimensões de estacionamentos e tipos de mobiliário urbano de acordo com a legislação de Fortaleza.