Notícias

Fogo cerrado

17

set 2020

Fogo cerrado

Segundo levantamento de satélites do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), a quantidade de focos de incêndio tem se espalhado pelo País.  A Amazônia, o Cerrado e o Pantanal lideram as estatísticas negativas, a ponto do Mato Grosso do Sul decretar emergência ambiental por três meses.

O Pantanal já tem 12% de sua área consumida, enquanto o Cerrado registra mais de 12 mil focos de incêndio.  A Amazônia, de longe, segundo o Impe, é a maior vítima, com mais de 64 mil focos de incêndio.

Com a devastação da floresta e das matas também os animais são afetados, sofrem e muitos perecem.

O que mais incomoda diante desse cenário é a apatia das autoridades de todas as esferas. E conhecer a verdadeira razão da maior parte dos focos de incêndio.

Floresta tropical e úmida, sozinha a Amazônia, por exemplo, não seria consumida por combustão espontânea, como ocorre na Califórnia. Igualmente o Pantanal, maior bioma úmido do planeta, não pegaria fogo sozinho.

Garimpeiros, agropecuaristas e madeireiros são os principais suspeitos, e há até vídeos circulando nas mídias sociais mostrando brigadistas ateando fogo em áreas rurais.

 

Comentários