27
set 2014Flexo Latino America amplia oportunidades de negócios para indústria de embalagem
Num cenário de baixa produção industrial no País – houve recuo de 2,8% nos primeiros sete meses do ano na comparação com o mesmo período de 2013, segundo o IBGE – a Flexo Latino America 2014 – Feira Internacional de Flexografia, Papelão Ondulado e Conversão Digital acontece num momento estratégico para o setor de embalagens, e funciona como importante termômetro econômico para o mercado.
Na opinião de Júlio Cezário, consultor de Marketing da ABFLEXO/FTA-Brasil – Associação Brasileira Técnica de Flexografia, a realização da feira no segundo semestre, entre os dias 7 e 10 de outubro, permite uma visão mais clara do ambiente econômico para 2015. “Num ano com muitos eventos, como Carnaval tardio, Copa do Mundo e eleições majoritárias, optamos mudar a data, que tradicionalmente se dava no primeiro semestre”.
Com isso, a feira amplia as oportunidades de negócios para os cerca de 10 mil visitantes/compradores esperados para esta edição e os 100 fabricantes de diferentes segmentos ligados à atividade: pré-impressão, clicheria, máquinas impressoras de banda larga, banda estreita e papelão ondulado, acessórios e periféricos, substratos, tintas, vernizes, solventes, adesivos, publicações técnicas e outros.
Expectativa de negócios
Pelas características técnicas dos equipamentos e insumos apresentados na Flexo Latino America, boa parte dos negócios é iniciada na feira para conclusão nos meses seguintes. Depois do pré-contrato acontecem as visitas técnicas e a fase de testes para adequação às necessidades dos clientes. A feira oferece para os fabricantes de embalagens a vantagem de visualizar os equipamentos funcionando na prática, avaliar e comparar todas as suas características técnicas e de produtividade entre as diversas marcas da feira.
A Flexo Latino America é umas das melhores oportunidades de negócios para as empresas do setor incrementarem suas vendas. Estudos apontam que 77% dos visitantes qualificados das feiras representam novos clientes; já 80% deles exercem influência sobre a decisão de compra. “Num evento como a Flexo, a expectativa é que se movimentem negócios tanto em vendas imediatas quanto naquelas encaminhadas durante a feira”, ressalta Hércules Ricco, diretor do evento.
Ênfase em mais segmentos
Outra oportunidade de negócios oferecida pela Flexo Latino America 2014 é a ênfase nos segmentos de papelão ondulado e conversão digital, processos que sempre marcaram presença no mix da feira, mas que neste ano ganharam mais destaque, inclusive no nome do evento. Desta forma, o evento adequa-se à realidade do mercado.
O papelão ondulado, por exemplo, deixou de ser usado apenas para transporte de mercadoria e ganhou as gôndolas das lojas e supermercados. Hoje a embalagem de papelão ondulado virou ferramenta de marketing, ganhou impressão de seis cores ou mais, e passou a demandar processos mais bem-elaborados, oferecidos pela feira.
O segmento de conversão digital, por sua vez, cresce em um ritmo intenso e está cada dia mais presente na indústria. Empresas convertedoras que antes só usavam flexografia agora complementam seu parque gráfico com equipamentos de impressão digital.
Por tudo isso, a Flexo Latino America mantém sua tradição de grande encontro do setor para troca de conhecimento, atualização tecnológica, estabelecimento de parcerias e realização de negócios. O estudo mercadológico realizado pela Fundação Getúlio Vargas para a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) dá conta que o faturamento das indústrias de embalagens em 2013 foi de quase R$ 52 bilhões, sendo que, em produção física, as embalagens de papel, papelão e cartão representam um terço (33,16%) do total. Para este ano, a expectativa de crescimento na produção física é moderada, por volta de 1,5%.