24
fev 2016Feira de orgânicos do Jabaquara passa por análise de qualidade
Os produtos comercializados na Feira de Orgânicos do Jabaquara chamam a atenção não só pelo preço, mas também pela qualidade. Por conta disso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem analisado frutas, legumes e verduras comercializados no local, com o objetivo de certificar o consumidor de que ele está realmente colocando em sua sacola produtos sem uso de defensivos agrícolas.
A proposta é fazer a coleta a cada 45 dias, sem aviso prévio aos feirantes, publicando o resultado das análises no site da Codeagro (www.codeagro.sp.gov.br) para os consumidores se certificarem de que compram um produto realmente orgânico. Quem não estiver de acordo com as normas será notificado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
No dia 12 de fevereiro aconteceu a primeira coleta, quando a equipe da Codeagro recolheu amostras de cada produto. Foram coletados dois quilos de cada item comercializado pelos 18 feirantes, em 16 barracas. O material foi encaminhado ao Laboratório de Resíduos de Pesticidas do Instituto Biológico (IB) da Secretaria. O tempo médio para a análise feita pelo laboratório do IB é de cinco dias úteis. A certificação está prevista no convênio celebrado entre a Secretaria e a Cooperativa Nacional de Produtores Agrícolas (Coonagro), responsável pela administração da feira no Jabaquara.
A Feira de Orgânicos do Jabaquara ainda integra o projeto estadual “Bom Preço do Agricultor”, executado pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, e acontece todas as sextas-feiras, das 15h às 20h, na Rua dos Comerciários, s/n°, ao lado da Estação de Metrô Jabaquara.