Notícias

Experiência positiva e exclusiva aumenta as chances de fidelização do cliente online

24

jan 2018

Experiência positiva e exclusiva aumenta as chances de fidelização do cliente online

Se levarmos em conta a máxima que vale para o comércio físico, de que é muito mais fácil vender para um cliente antigo do que conquistar um cliente novo, a chave do sucesso em uma loja virtual estaria em proporcionar aos consumidores uma experiência de qualidade, com serviço de excelência e produtos qualificados.
Isso porque não adianta oferecer mercadorias boas, mas submeter o cliente a processos desagradáveis durante a compra – entregas fora do prazo, problemas técnicos no site, dificuldades no pagamento.
De acordo com especialistas, o contato direto é um dos pontos principais na busca pela fidelização. Chamar a pessoa pelo nome, enviar e-mails personalizados com sugestão de produtos, e também lembretes quando uma mercadoria volta ao estoque são atitudes simples, mas que podem fazer a diferença entre uma segunda compra ou não.
O email marketing é, também, uma ferramenta poderosa não só para conquistar novos consumidores, mas também para recuperar aqueles que já fizeram compras no seu comércio e não voltaram, por qualquer que tenha sido a razão.
Cupons, vouchers e promoções também são atrativos que podem manter uma pessoa fiel a uma loja específica – afinal, ela sabe que, em determinados momentos, será possível fazer uma boa economia ao comprar os itens que mais gosta, bastando apenas ficar em contato com a loja.
Os canais de comunicação devem estar em pleno funcionamento e disponíveis pelo maior período de tempo possível. Chat online é uma boa opção, que proporciona ao cliente a sensação de ser exclusivo aos olhos daquela marca.
Por fim, invista nas áreas que oferecem informações sobre a empresa no site. Selos de segurança, políticas de entrega, trocas e devoluções claras e honestas, bem como um “sobre” em que constem o histórico da loja e, se possível, a avaliação de clientes que tiveram experiências positivas ao adquirirem seus produtos no seu comércio virtual.

Comentários