Notícias

Estudo mostra como criar campanhas de Natal mais eficientes

31

out 2016

Estudo mostra como criar campanhas de Natal mais eficientes

Os anúncios de Natal já começam a invadir a vida e as televisões dos brasileiros. É neste período que empresas dos segmentos mais variados lançam campanhas publicitárias na esperança de atrair novos consumidores.
Muitas marcas procuram retratar a reunião em família, enquanto outras focam nas promoções que oferecem ou em seus produtos. Mas qual estratégia é mais indicada? Para orientar a criação de campanhas eficientes, a Forebrain, empresa especializada em neuromarketing, desenvolveu o “BRAIN Special Report: Comunicação de Fim de Ano”, relatório analítico que reúne cases e dicas para potencializar campanhas publicitárias.
Com a finalidade de compreender o efeito gerado pelas comunicações, foram analisados filmes de grandes marcas sobre as festas de fim de ano veiculados na TV brasileira dos últimos três anos. Por meio de metodologias neurocientíficas, o BRAIN avaliou as reações implícitas dos consumidores, tornando possível entender o impacto desses comerciais sobre a atenção, motivação e memorização dos espectadores.
O estudo da Forebrain avaliou que oferecer promoções e descontos são uma forma importante de atrair o consumidor, mas o fim de ano também é o momento de criar laços com o público-alvo da marca.
“Diante da experiência dos três últimos anos e com a crise econômica ainda afetando a economia, as marcas precisarão se destacar no Natal de 2016, principalmente, entendendo a situação do consumidor. Seja ela emocional ou econômica”, explica Billy Nascimento, co-CEO da Forebrain.
As conclusões do estudo:
1) A Força da Tradição
Algumas marcas apostam em contextos tradicionais, como jantares e momentos de amor e união, para divulgar seus produtos. O objetivo é mostrar como o produto é indispensável em momentos tão importantes como o Natal e o Ano Novo.
2) Inovar pode valer a pena
Apesar de falar sobre assuntos familiares, as marcas também podem se destacar através de estratégias inovadoras na construção de seus filmes, criando uma experiência diferente para o espectador.
3) Saber aproveitar o momento
Apesar do final de ano ser um período com grande significado emocional, outros fatores, como a crise econômica, influenciam a resposta do consumidor. Sendo assim, é muito importante estar atento ao momento pelo qual os consumidores estão passando e utilizar elementos que reforçam a conexão com o público.
4) Relacionamento é tudo
O final de ano também é uma ótima oportunidade para criar e reforçar o relacionamento entre empresas e seu público alvo. Marcas que comunicam um posicionamento alinhado às expectativas do consumidor costumam encontrar o sucesso.

Comentários