1
dez 2015Estados Unidos aprovam venda de salmão transgênico
O mercado de peixes americano sofreu um abalo com a aprovação da criação de salmão geneticamente modificado feita por reguladores federais dos Estados Unidos. Segundo informações do New York Times, isso faz com que o peixe seja o primeiro animal com alterações genéticas a chegar aos mercados do país.
A aprovação pela Food and Drug Administration, pedida pela pequena empresa AquaBouty Technologies, enfrentou oposição de grupos de consumidores e ambientalistas. De acordo com eles, os testes foram inadequados, e caso os peixes escapem e cheguem aos oceanos e rios, as populações da espécie selvagem podem ser afetadas.
A principal diferença entre os dois tipos de salmão é o tempo que leva para chegar ao peso e tamanho ideal a fim de ser vendido nos supermercados. No selvagem, o período de crescimento é de 28 a 36 meses, enquanto que o modificado leva somente de 18 a 20 meses.
Mesmo com a aprovação do FDA, o novo salmão só deve chegar às lojas daqui a dois anos e, a princípio, em quantidades bem pequenas. Porém, o ponto que muitos defendem é que, assim como os vegetais transgênicos, o pescado venha com algum tipo de identificação de sua condição na embalagem.