29
maio 2018Estado do Rio é destaque na produção de orgânicos
O Estado do Rio de Janeiro é pioneiro na comercialização de orgânicos cultivados pela agricultura familiar. O plantio orgânico registra no estado aumento de produção de 15% a 25% ao ano e já soma 721 produtores certificados pelo Ministério da Agricultura, distribuídos em 60 municípios fluminenses.
O crescimento anual demonstra que o sistema orgânico de produção tem se consolidado na região, possibilitando a geração de emprego e renda de forma sustentável no campo.
Para estimular as práticas agroecológicas e apoiar quem já atua na área, a Secretaria de Agricultura e Pesca criou o Programa Cultivar Orgânico, que prevê recursos financeiros para investimento nas lavouras, assistência técnica para produção e aproximação com os circuitos de comercialização.
O Cultivar Orgânico tem propiciado, por meio do Programa Rio Rural, do Governo do Estado, condições para uma produção sustentável aos agricultores locais, contribuindo para o desenvolvimento da área de orgânicos e qualidade de vida desses profissionais. De acordo com o gerente do Cultivar Orgânico, Martinho Belo, o programa também viabiliza o consumo de alimentos saudáveis para a população do estado do Rio.
Com recursos de cerca de R$ 11 milhões, o programa já contemplou mais de 5.500 produtores em todo o estado do Rio. A área cultivada soma, em conjunto, cerca de 27.000 hectares. A iniciativa tem ajudado também a alavancar o negócio de pequenos produtores. Os investimentos estimulam mudança nos processos produtivos, adequando-os de forma a tornar sustentável a exploração dos recursos naturais, e agregando valor ao produto tanto para o agricultor como para o consumidor.