Notícias

Entidades promovem palestra sobre tendências do mercado de calçados no mundo

27

maio 2016

Entidades promovem palestra sobre tendências do mercado de calçados no mundo

Ainda nebuloso para os calçadistas brasileiros, o cenário internacional para o setor será tema do Análise de Cenários, uma promoção conjunta entra a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB).
O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, ressalta que o evento busca tornar o cenário externo mais claro para o setor. Segundo o executivo, atualmente quase 15% da produção de calçados é comercializada no mercado internacional, número que já foi maior e teve uma queda resultante de problemas de competitividade ocasionados por questões internas e também pelo real sobrevalorizado.
“Um evento como o Análise de Cenários tem o objetivo de fornecer informações importantes para o exportador neste momento favorável, em que os nossos principais mercados apontam para uma recuperação e o dólar está em patamares elevados”, avalia Klein.
Nos quatro primeiros meses de 2016, foram exportados 40,3 milhões de pares de calçados, 3% mais do que no mesmo período do ano passado. “Esperávamos uma recuperação mais robusta nos primeiros meses, o que não veio devido a problemas internos relacionados ao Custo Brasil e também à crise econômica e política pela qual passa o Brasil”, comenta, ressaltando que, no entanto, a expectativa é de recuperação gradual no mercado externo para os próximos meses.
Dados da Assintecal apontam para uma recuperação das exportações do setor de componentes. Entre janeiro e abril foi embarcado o equivalente a US$ 206,3 milhões, 4,4% mais do que no mesmo período de 2015.
Para o presidente da entidade, Milton Killing, o cenário externo pode ajudar o segmento a equilibrar as perdas no mercado doméstico desaquecido. “Diante de um mercado interno que busca estabilidade, a exportação pode ser um caminho favorável. Mas para que ela ocorra com sucesso é preciso conhecer, pesquisar e saber sobre as características, logísticas e os trâmites para cada destino”, ressalta. Segundo o dirigente, o evento tem a função de trazer informações e auxiliar as empresas que buscam o mercado externo em seu plano de negócios.
O presidente-executivo do CICB, José Fernando Bello, também destaca a importância do evento para definir rumos do setor além-fronteiras. Tendo registrado aumento em volume exportado no quadrimestre, chegando a mais de 67 milhões de metros quadros embarcados (incremento de 8,7% em relação a 2015), os curtumes buscam uma melhor rentabilidade no comércio exterior.
Para o executivo, o evento Análise de Cenários se configura como uma importante plataforma de ideias e tendências de mercado para incrementar ainda mais esse número. “Trata-se de uma atividade que pode dar apoio a decisões relevantes no nosso setor, como investimentos e posicionamento comercial”, frisa.
O evento Análise de Cenários é uma promoção da Abicalçados, Assintecal e CICB, e conta com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC).
A ação é realizada duas vezes ao ano e, nesta edição, terá um formato dinâmico, tipo talk show, com maior interação com o público. O evento é aberto para empresas associadas às entidades envolvidas e tem inscrições limitadas. Para efetuar a inscrição, o interessado deve preencher o site da Abicalçados.

SERVIÇO:
Data: 8 de junho
Horário: das 18h30 às 20h30
Local: Hotel Locanda (Rua Wendelino Henrique Klaser, 35 – Novo Hamburgo/RS)
Palestrante: Marcos Lélis, consultor e professor Dr. em Economia
Promoção: Abicalçados, Assintecal e CICB
Apoio: Abiacav, Abrameq e IBTeC

Comentários