4
abr 2017Entidades calçadistas promovem evento Análise de Cenários
As principais entidades representativas da cadeia coureiro-calçadista brasileira – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) – se uniram para a realização do Análise de Cenários.
O objetivo do encontro com lideranças e empresários do setor, a ocorrer no dia 18 de abril, é debater o cenário econômico, político e social para o mercado em 2017. O encontro será conduzido pela doutora em Economia, Patrícia Palermo, no Locanda Hotel, em Novo Hamburgo/RS.
A economista adianta que a apresentação partirá do princípio de que o cenário nacional está baseado em um tripé: incerteza política; crescimento frágil, fraco e lento; e desinflação. “A incerteza política vem tanto do cenário interno quanto do externo. No âmbito doméstico, além do avanço da Lava-Jato, que ameaça a governabilidade e a dinâmica das reformas, ainda existe o processo da cassação da chapa Dilma-Temer, que não se sabe ao certo como deverá evoluir, pois não há precedentes do gênero”.
“No cenário externo, o crescimento de ideias protecionistas são ameaças para o livre comércio”, ressalta a economista, acrescentando que, do ponto de vista da economia brasileira, o ano de 2017 deverá marcar a retomada do crescimento, mas que, diferentemente de outros momentos, a recuperação deverá ser lenta, em virtude da situação financeira atual das empresas e do alto grau de ociosidade nas firmas.
Por fim, Patrícia destaca um alento: o processo de desinflação pelo qual passa o país. “O menor ritmo de crescimento dos preços, num ambiente de expectativas ancoradas para o ano de 2017 e 2018, possibilita um processo de redução da taxa de juros, o que certamente contribuirá para o crescimento de curto prazo”, conclui.
O evento Análise de Cenários é realizado duas vezes por ano, com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC). As inscrições são gratuitas e limitadas, com preferências para os associados das entidades realizadoras e apoiadoras.
A participação pode ser confirmada mediante preenchimento de cadastro no link: http://bit.ly/2o1ZKo2, ou através do telefone (51) 3594-7011, diretamente com a Unidade de Inteligência de Mercado da Abicalçados.