12
jan 2017Dicas e benefícios da dieta vegetariana
Muitas pessoas adotam dieta vegetariana de transição gradual, que consiste em ir diminuindo o consumo de carne animal aos poucos, até conseguir se adaptar à nova dieta. O ponto principal para quem deseja implantar mudanças em seu habito alimentar é a informação. Para quem decidiu seguir esse estilo de vida, é muito importante abrir o paladar para novos sabores e texturas como carne de soja, tofu, leguminosas e leites vegetais.
A proteína costuma ser utilizada na quantidade de 15% até 35% do volume calórico total de uma dieta saudável. A dieta vegetariana deve atingir essa necessidade a partir das proteínas de origem vegetal são elas: leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico e soja), sementes (girassol, gergelim, linhaça) e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), tofu, quinoa e spirulina (encontrada em cápsulas). No caso dos não veganos (vegetarianos restritos) os ovo-lacto-vegetarianos podem consumir os derivados de leite e ovos.
As dietas vegetarianas trazem resultados benéficos na prevenção e no tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas não transmissíveis. Estudos demonstram, resultados positivos, como redução dos níveis de colesterol, redução de risco e prevalência de doença cardiovascular, hipertensão arterial e diversos tipos de câncer e diabetes devido ao maior consumo de alimentos antioxidante. As dietas ovo-lacto-vegetariano fornecem todos os nutrientes necessários ao organismo humano. A dieta vegetariana restrita não apresenta fontes nutricionais de vitamina B12, que deve ser obtida por meio de alimentos enriquecidos ou suplementos. Os nutrientes que exigem atenção na prescrição do cardápio para os vegetarianos, além da vitamina B12, são ferro, zinco, ômega-3 e cálcio.