Notícias

Decoração natalina exige cuidados

10

dez 2015

Decoração natalina exige cuidados

 

Enfeites luminosos, pisca-piscas, velas, presépios, fogos de artifício e a famosa árvore são os principais itens presentes na maioria dos lares no final do ano, quando famílias se reúnem para comemorar o Natal e a virada do ano.

Para não atrapalhar o clima natalino, a engenheira de segurança do trabalho, Marcia Ramazzini, preparou algumas dicas simples e valiosas que podem evitar graves acidentes e danos à saúde.

  • Árvores de Natal: devem ser posicionadas em locais adequados sem obstruir portas, janelas e passagem. A engenheira aconselha não colocar fios de luz (pisca-pisca), pois a árvore pode ficar energizada e causar choque. Ela deve ser instalada longe dos materiais de fácil combustão como, por exemplo, papel, papelão e isopor.
  • Velas decorativas: as velas devem ser colocadas em local visível. Nunca deixá-las acesas quando houver crianças ou animais de estimação sem supervisão de um adulto. É necessário apagá-las antes de dormir ou ao sair de casa.
  • Fogos de artifício: devem ser adquiridos em lojas autorizadas. É necessário verificar a validade e rótulo de segurança. Ao acender o artefato, não segure diretamente com as mãos, procure um suporte adequado. Segundo a engenheira, as estatísticas revelam que ocorrência com fogos de artifício registram 23,8% de acidentados com até 18 anos de idade; 45,2% faixa etária de 19 a 58 anos e 28,8% em pessoas acima de 60 anos.
  • Enfeites luminosos: Chamar um profissional qualificado para efetuar as instalações. Comprar itens com selo do INMETRO, pois seguem todas as normas, possuem padrão de qualidade e são mais seguros. Não usar adaptadores ou multiplicadores conhecidos como T ou benjamins, pois provocam sobrecarga, podem causar choque elétrico e incêndio. Não instalar enfeites elétricos próximo a piscinas e locais alagados. É necessário desligar todas as luzes ao dormir, pois, pode ocorrer curto circuito seguido de incêndio.

Comentários