18
set 2017Daniel Ravetta demonstra dinâmica de degustação técnica de vinhos
Diretor de Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras Brasil promove harmonização de vinhos com gastronomia asiática durante as Oficinas de Gastronomia Asiática.
Enólogo italiano da região do Piemonte, Daniel Ravetta foi o sommelier responsável pela Carta de Vinhos do DPNY Beach Hotel por quatro anos. Em 2015, ganhou o prêmio de melhor Carta de Vinho do Brasil até 200 rótulos, pela revista Prazeres da Mesa.
Atualmente, ele seleciona e vende vinhos para hotéis e restaurantes e é sócio do Brindes Mobile Wine Bar, um dos primeiros bares para eventos que explora os coquetéis com vinho em casamento e festas. Exerce o cargo de Diretor de Enologia da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras Brasil e de Professor do curso de Sommelier da Escola ICIF (SP).
Durante sua palestra nas Oficinas de Gastronomia Asiática na Asian & Seafood Show, dia 1, às 11h30, o enólogo vai abordar a harmonização da gastronomia oriental com vinho.
Ravetta explica que a gastronomia asiática é, em geral, um desafio de harmonização. Afinal, tanto os peixes crus – que são bastante delicados -, quanto os sabores fortes e condimentados, os preparos agridoces e os molhos ricos em sabor Umami, exigem a escolha correta dos vinhos para que a combinação seja perfeita e acabe não se sobrepondo a nenhum dos sabores dos pratos. Esse desafio se torna uma brincadeira lúdica para um cliente enófilo e uma ótima oportunidade de negócio para os restaurantes do gênero que investem em uma boa carta de vinho.