18
dez 2018Cultivo dos mini jardins e terrários pode ser aliado da saúde mental
Profissionais da saúde defendem que ter e cuidar de um jardim em casa pode trazer uma série de benefícios físicos e mentais. O exercício de cuidar de plantas, regando-as e adequando a terra para suas necessidades ajuda a diminuir o estresse, além de prevenir a depressão e outras doenças.
Entretanto, há quem não possa ter um jardim externo. Nesses casos, a solução são os mini jardins e os terrários, que podem se tornar verdadeiros aliados à saúde.
A diferença entre o terrário e o mini jardim é que o primeiro é um bioma construído em um vidro transparente, que ao receber a luz solar, indispensável para o processo de fotossíntese, faz dele um ecossistema independente, suficiente de ar, água e nutrientes. Já os mini jardins são construídos geralmente em material opaco, tal como uma bacia de cerâmica.
Mas como saber qual é a planta mais indicada para cultivar um mini jardim ou um terrário? Listamos os três principais grupos que se encaixam perfeitamente nessas propostas.
Suculentas: Geralmente, são as mais utilizadas em terrários e representam a beleza na simplicidade. Além disso, precisam de pouca luz indireta e são capazes de realizar o ciclo da água por si mesmas, ou seja, os terrários de suculentas podem durar anos se forem feitos e organizados de maneira correta.
Cactos: Eles são conhecidos como plantas do deserto. E é justamente por sobreviverem em temperaturas tão altas que podem ser interessantes em casa, principalmente, para as pessoas que se esquecem de regar as plantas. Existem mais de 3 mil tipos de cactos, os quais variam no comprimento e largura. Por isso, para se ter em casa, os menores são os mais indicados pelo espaço que ocupam.
Rasteirinhas: A planta rasteira mais conhecida é o musgo, que não cresce a partir de semente. Caso sejam bem cuidadas, dão um toque de excelência na decoração por se tornarem robustas e vistosas. Outra que pode dar um toque bem interessante ao mini jardim é a rabo de gato, que floresce o ano todo e o formato de suas flores justifica seu nome.
Independentemente da planta, a atenção é indispensável. Observar regularmente a saúde delas é essencial. Algumas podem estar morrendo e atrair infecções de mofos e bolor. Caso aconteça isso, remova a planta para que o mini jardim ou o terrário permaneçam sadios.