19
set 2015Crianças brincam com música na Expomusic
Pais e mães acompanham com olhos arregalados o desempenho dos filhos no trabalho realizado pelos professores dentro do projeto, intitulado Musicalização Infantil – Oficinas de Iniciação Musical, onde crianças experimentam a música de maneira agradável e lúdica. As atividades acontecem em auditório fechado, sábado e domingo, e têm o intuito não só de despertar o dom em futuros músicos, como também contribuir no desenvolvimento social, motor, sonoro e cognitivo da criança.
O espaço conta com a parceria da Jog Vibratom, expositor da feira que apoiou o projeto desde seu início, no ano passado, cedendo instrumentos como xilofones, pequenas percussões, instrumentos de sopro. A coordenação é da Faculdade e Conservatório Souza Lima, que trouxe dois professores especializados em inicialização musical: Arthur Perissinotto, docente em Música pela FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado) e com experiência de cinco anos na área de educação musical infanto-juvenil; e a professora, cantora e percussionista, Carol Decris, que possui formação em Artes Cênicas, na Escola Superior de Artes Célia Helena, e cursos de extensão em Arte-Educação e Brincadeiras Musicais.
Perissionotto destaca os diversos benefícios que a música pode ter na vida da criança. “A musicalização infantil desenvolve conceitos básicos, como percepção rítmica, melódica e espacial, coordenações motoras, criatividade e conhecimento/ampliação de repertório artístico. Também promove a concentração e o estímulo das faculdades físicas e neurais.”