Notícias

Copos de transição: chegou a hora de tomar líquidos feito gente grande!

9

jul 2018

Copos de transição: chegou a hora de tomar líquidos feito gente grande!

Frutinhas, papinhas, suquinhos. Conforme novos alimentos são introduzidos na dieta da criança, é chegada a hora de ensiná-la a usar diversos novos utensílios, entre eles o copo. Isso porque, até este momento da vida, o bebê só ingeria seus líquidos mamando no peito ou na mamadeira, e agora precisará de uma forcinha para passar para esta nova fase da vida.
Os copos de transição são perfeitos aliados neste momento. Antes de qualquer coisa, o bebê precisa compreender que o copo deve entornar para que o líquido saia lá de dentro. Por possuírem uma tampa e duas alças, geralmente, os copos de transição facilitam essa tarefa e impedem que a criança se molhe.
Existem dois principais modelos de copinhos. O mais comum tem uma válvula de segurança que impede que, quando o copo está de cabeça para baixo, o líquido vaze – no entanto, o bebê precisa fazer força para sugar a bebido. O outro tipo é fechado, e não possui um bico, mas, sim, uma espécie de tampa que precisa ser empurrada pelo lábio da criança, em um movimento muito similar ao daquele de beber em um copo comum.
Pediatras e dentistas recomendam que a transição comece a ser feita a partir de um ano de idade. No entanto, é importante que os pais se lembrem de que cada criança tem o seu ritmo de aprendizado, e que, como qualquer processo, é preciso paciência e bastante amor até que os pequenos finalmente insiram em definitivo os copos em sua rotina.

Comentários