30
nov 2017Conheça os tradicionais pratos natalinos ao redor do mundo
Durante o jantar e o almoço de Natal as pessoas costumam reunir toda a família para celebrar a data religiosa. Os pratos para a ceia são preparados com muita dedicação e capricho. O menu é seguido à risca, conforme manda a tradição.
No Brasil, o peru recheado costuma ser o protagonista das festas de fim de ano. Mas, e em outros países, você sabe quais são as iguarias doces e salgadas que vão à mesa? Confira a lista preparada pelo portal R7 com as curiosidades das ceias de Natal ao redor do mundo.
Em terras brasileiras o cardápio costuma incluir um belo peru, servido com arroz, castanhas e frutas, ou pernil de porco assado e pratos regionais.
Em Portugal, a ceia de Natal conta com um delicioso bacalhau, acompanhado por ovos, batatas cozidas e repolho.
Vitela ao molho de atum é um dos pratos mais tradicionais nas casas argentinas. Peru e porco também são bastante servidos.
Os alemães saboreiam um delicioso bolo de frutas secas coberto de açúcar conhecido como stollen e servido com o glühwein, uma espécie de vinho quente.
O prato tradicional nas Ilhas Fiji é frango recheado e carne de porco assados em um forno improvisado no chão, chamado lovo.
Na Bulgária, o menu é composto por vegetais recheados, sopas e bolos, que servem também como desjejum dos cristão feito durante o dia.
Pratos com frutos do mar, anchovas e moluscos são as iguarias servidas na ceia de Natal dos italianos.
A ceia de Natal dos franceses também conta com pratos à base de frutos do mar, como lagostas, ostras e foie gras, ou patê de fígado de ganso.
O prato mais tradicional na Groelândia durante o Natal é o mattak, feito com a pele e a gordura de baleia. Outro prato típico é o kiviak, com carne crua e decomposta de ave.
Os sul-africanos comemoram a data com um delicioso churrasco de cordeiro, porco e peru.
A atração da ceia de Natal canadense são os chicken bones ou ossos de galinha. Apesar do nome, o prato se trata de doces de canela recheados com creme de chocolate. O nome dado a ele é por lembrar os ossinhos de galinha.
Os suecos costumam comer arroz doce, assim como a maior parte dos dinamarqueses.
No Reino Unido, o figgy pudding, um doce feito com figos, flambado na hora de servir, é a grande estrela natalina.
Já na Costa Rica, o prato tradicional é o tamale, uma espécie de pamonha, recheada com carne de porco. O prato também é bem comum no México, Nicarágua, El Salvador e em outros países próximos.
Em Gana, é servido mingau de milho, quiabo cozido e fufu, um prato tradicional, feito de inhame, mandioca, banana ou milho.
Os indianos celebram com arroz Biryani com especiarias e, na hora da sobremesa, saboreiam o kheer, um doce feito com leite.
O Peru também costuma ser tradição nos Estados Unidos. Além dele, não pode faltar na ceia o eggnog, uma espécie de gemada.
Na Áustria é consumido o Sachertorte, um bolo de chocolate úmido com camadas de damasco, servido com chantilly sem açúcar.
Na Rússia faz parte da ceia de Natal muitos sabores, desde o azedo até o salgado. O Zakuski é servido com pão de centeio.
Os finlandeses comem o Porkkanalaatiko, uma caçarola de cenoura temperada.
Chamado de ciorba de perisoare, o prato tradicional natalino da Romênia é formado por almôndegas servidas com um caldo azedo de legumes.
Os filipinos degustam, entre outros pratos, o Bibingka, um bolo de arroz, coco e queijo, que é bastante úmido.
Na Espanha, o pavo trufado ou peru recheado com trufas é o prato mais tradicional na ceia de Natal.
A sopa servida de entrada é uma tradição na Grécia. A receita leva frango, limão, ovos e arroz.
O Doro Wot é uma tradição na Etiópia. Trata-se de uma injera, uma espécie de crepe, com guisado bem picante, que leva 107 horas para ficar pronto.
O menu de Natal no Japão conta com frango frito.